26.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Política
  • Eleições municipais devem provocar corre-corre de votações no Congresso
Política

Eleições municipais devem provocar corre-corre de votações no Congresso

O Congresso promete um primeiro semestre intenso em 2020, com pautas e discussões que vão além da prisão em segunda instância e das reformas Tributária e Administrativa. Com praticamente metade do ano comprometido pelas eleições municipais, deputados e senadores terão que trabalhar dobrado para aprovar, por exemplo, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), sob pena de paralisar a educação no país. Já para o governo, uma das prioridades é o Marco Regulatório do Saneamento Básico, que, entre outras coisas, abre o setor para o investimento da iniciativa privada. Têm ainda as comissões parlamentares de inquérito das Fake News e do Óleo no Nordeste, cujos trabalhos prometem ser acelerados.

O presidente da comissão especial que discute o Fundeb, deputado Bacelar (Podemos-BA) fala em aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC) ainda no primeiro trimestre e afasta qualquer hipótese de o governo mandar um novo texto. Ainda falta decidir sobre a gradação do aumento do financiamento da União à educação, que começará em 10% e deverá chegar a 40%. O debate gira em torno de onde sairá o dinheiro para garantir a progressão.

“Acredito que a prioridade do Congresso na área social deve ser a PEC do Fundeb. Defendo que seja resolvido logo no primeiro trimestre. Discutimos o projeto há três anos, todos os atores foram ouvidos. Talvez seja um dos maiores consensos construídos no Brasil na educação”, defende. O deputado José Rocha (PR-BA), vice-líder do governo na Câmara, destaca a importância do novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, aprovado em dezembro pela Casa. “Tem esse ponto do saneamento básico, que é muito importante para a sociedade. Temos a questão das permissões portuárias, ferroviárias, programas de concessão. Outra pauta é a Future-se, do Ministério da Educação”, lista. Rocha defende que, apesar de em 2020, deputados e senadores estarem com as atenções voltadas para as eleições municipais, as reformas administrativa e tributária saiam do papel ainda este ano.

Líder da minoria do Congresso, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) destaca como importante para a oposição o debate sobre o teto constitucional de gastos. “Se a gente não mudar, não tem política pública que sobreviva”, afirma. Outro tema que faz parte da pauta da esquerda será um projeto de lei determinando que qualquer privatização a ser feita pelo governo passe pelo crivo do Congresso. “Temos, também, pautas do campo democrático, como a restauração dos conselhos de controle social e o auto de resistência, que mexem com a liberdade”, elenca.

Presidente da CPI do Óleo no Nordeste, o deputado João Campos (PSB-PE) afirma, por sua vez, que continuou a reunir informações mesmo no período de recesso parlamentar. “Em fevereiro, trabalharemos em um ritmo acelerado. Várias autoridades e especialistas serão convidados para contribuir com a CPI. Vamos seguir cobrando dos órgãos responsáveis um resultado efetivo. Inclusive, existe a previsão de ida do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, à CPI”, salienta. Segundo o parlamentar pernambucano, “a CPI tem que contribuir na busca pela origem do vazamento de óleo, apurar e avaliar a responsabilidade dos órgãos envolvidos na mitigação dos danos causados ao meio ambiente e a toda população atingida direta ou indiretamente por esse vazamento”. E acrescenta: “Além disso, também tem o papel de propor uma legislação adequada, mais fortalecida, para enfrentar esse tipo de desastre ambiental. Não só haverá espaço para o andamento dos trabalhos da CPI, como será uma das minhas principais pautas para este semestre.” Já na CPMI das Fake News, a relatora, deputada Lídice da Matta (PSB-BA), lembra que os trabalhos devem terminar em meados de julho. Mas acredita que os debates saídos da comissão devem influenciar as eleições municipais. “As pessoas estão interessadas, recebemos documentação e os técnicos estão analisando esse material. Não nos tornamos, como alguns esperavam, o terceiro turno das eleições. Queremos retomar os trabalhos em fevereiro, se tudo correr como o previsto, para ouvir mais pessoas da sociedade, inclusive na área da saúde, para consolidar os prejuízos (das fake news) aos cidadãos. E também temos ações avançando na área da Justiça”, destaca.

Luiz Calcagno IeS Ingrid Soares

Correio Braziliense

Posts relacionados

PT já não descarta possibilidade de renúncia de Dilma

Redação Remanso News

Site afirma que delação de Cláudio Melo pode levar Wagner a ser preso

Redação Remanso News

Juiz eleitoral no interior tem papel de polícia durante as eleições

Redação Remanso News

Brasil não participa da cúpula do clima por não mostrar interesse, diz ONU

Redação Remanso News

Deputado propõe ‘Minha Casa, Minha Vida’ para gays

Redação Remanso News

PSDB confirma Alckmin como candidato a presidente

Redação Remanso News

Deixe um comentário