25.1 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Hidroelétrica de Três Marias começa a abrir comportas, veja vídeo
Destaque

Hidroelétrica de Três Marias começa a abrir comportas, veja vídeo

Com a previsão de muita chuva em toda a bacia do São Francisco para os próximos dias, as comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias foram abertas parcialmente nesta sexta-feira (28).

Segundo a Cemig, operadora da usina, o vertimento é necessário para evitar que se atinja o limite de armazenamento, quando seria obrigatório o repasse de toda a água recebida pelo reservatório, causando inundações em comunidades ribeirinhas.

Nesta quinta-feira (28), o lago atingiu 88,6% de seu volume útil, maior patamar deste 2012, quando as comportas foram abertas pela última vez. Este patamar é resultado das chuvas de bastante intensidade registradas nestes dois primeiros meses de 2020.

A barragem foi de fundamental importância para evitar inundações no final de janeiro, quando o Velho Chico recebeu toda a água que caiu na região central de Minas Gerais. Neste período, A medida visa evitar futuros transbordamentos ao longo do médio São Francisco. No dia 25 de janeiro, dia com maior registro de chuvas na região, a Hidroelétrica manteve a vazão do rio reduzindo para até 290 m³/s, enquanto chegou a receber mais de 4.000 m³/s.

Neste mesmo período, somente o rio das Velhas, cuja a foz está a jusante de Três Marias, apresentava vazão de quase 4.000 m³/s. Caso o reservatório estivesse com toda sua capacidade em janeiro, o rio São Francisco teria transbordado e inundado cidades e comunidades em Minas Gerais e na Bahia.

Desde 18 de fevereiro, a vazão foi aumentada, chegando a 531 m³/s nesta quinta-feira (27). Com a abertura da primeira comporta às 13h desta sexta-feira, a vazão total da usina deve chegar a 1.500 m³/s.  Em 2012, segundo a empresa, a vazão máxima de vertimento foi 3.125 m³/s.

A Cemig ressaltou que o vertimento não deve causar transtornos às comunidades ribeirinhas. “Historicamente, tal vazão nunca causou nenhum problema de inundação para as regiões a jusante da Usina de Três Marias”, diz a nota.

A empresa disse ainda que segue monitorando as condições meteorológicas e a vazão de entrada do rio, juntamente com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e com a Agência Nacional de Águas (ANA).

As outras duas Usinas Hidroelétricas localizadas no rio São Francisco, ambas na Bahia, ainda estão com menos de 50% da capacidade. Sobradinho tem 47,25% e Itaparica tem 44,41%.

Agencia Sertão

Posts relacionados

Professores baianos têm até dia 5 de maio para fazer inscrição na Universidade do Professor

Redação Remanso News

Quitação integral de débito pedido por cliente terá que ser emitido por bancos

Redação Remanso News

Apicultura amplia renda de produtores rurais de Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

SAAE esclarece fotos da ETA divulgadas na internet

Redação Remanso News

Polícia Militar realiza evento nesta quinta-feira (09) para despedida do Tenente Coronel PM, Augusto Ubiratan, com homenagem pelos relevantes serviços prestados a comunidade da região Norte

Redação Remanso News

Consumidor brasileiro já pode fazer consulta ao cadastro positivo

Redação Remanso News

Deixe um comentário