30.9 C
Remanso, BR
25 de setembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Trabalho a distância mantém auditoria do TCE/BA atuante
Notícias

Trabalho a distância mantém auditoria do TCE/BA atuante

Apesar de estarem atentos ao recolhimento social, determinado como forma de contribuir para reduzir o avanço do Coronavírus, o Cvid-19, os auditores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e demais servidores que atuam na Superintendência Técnica (Sutec) e Coordenadorias de Controle Externo (CCEs) seguem realizando seus trabalhos a distância, fazendo uso dos recursos de tecnologia da informação.

Nas CCEs, os auditores seguem instruindo diligências, denúncias e prestações de contas de convênios, além de realizar procedimentos para a instrução do Relatório e Parecer Prévio das Contas do Chefe do Poder Executivo.

Preparam ainda o planejamento das demais auditorias que serão realizadas este ano e seguem com os procedimentos para auditorias de prestações de contas de jurisdicionados cuja documentação já dispunham.

De forma remota, em seus lares, os auditores fazem a coleta de dados necessários acessando os sistemas de informação governamental e, principalmente, com o uso do Mirante – Sistema de Observação de Contas Públicas, desenvolvido pelo TCE. Os resultados dos trabalhos auditoriais são registrados no SGA – Sistema de Gerenciamento da Auditoria, e a evolução é monitorada pelo sistema Maestro – Monitor de Ações Estratégicas e Operacionais.

Muitos processos concluídos nos últimos dias foram tramitados também remotamente com o uso do Proinfo – Sistema de Processo Eletrônico do TCE/BA. 

 Ciente das dificuldades enfrentadas nesse momento pelos gestores públicos, os auditores têm evitado demandá-los com pedidos de informações e documentos, já que muitos órgãos e entidades reduziram a presença local de servidores, além de terem demandas mais urgentes para o enfrentamento da pandemia do Covid-19 no estado da Bahia.

Paralelamente, a Sutec está acompanhando as publicações de contratações e a realização de despesas governamentais nesse período de calamidade pública, fazendo uso da inteligência auditorial para o monitoramento dos gastos públicos, informações que serão posteriormente encaminhadas às Coordenadorias de Controle Externo.

 Apesar de representar uma novidade para todos, tem sido rápida a adaptação dos servidores ao trabalho remoto. O auditor estadual de Controle Externo Kléber Miranda Morgado (1ª CCE)não encontrou dificuldades para a realização do serviço de forma remota. E entende que, de modo assertivo, o TCE/BA adotou medidas preventivas e emergenciais com o objetivo de preservar a saúde de seus servidores e familiares, além de racionalizar e priorizar o emprego dos gastos públicos à medida que se acentuava o grau de agravamento da pandemia.

Já o analista de Gestão Pública Gabriel Barbosa Moreira, que atua como assistente da Sutec, destaca que conseguiu se adaptar bem à nova rotina. “No meu caso, o trabalho remoto se mostrou viável, pois os sistemas que utilizo (Mirante e Proinfo) são acessados via internet, sem maiores dificuldades. Além disso, o TCE/BA disponibiliza a Plataforma TCE Conecta, um ambiente de colaboração corporativa que permite a edição compartilhada de documentos, criação de comunidades de discussão de temas técnicos, além de possibilitar o armazenamento de arquivos em nuvem. Todas essas ferramentas contribuem para uma maior interação com a equipe de trabalho”, concluiu Gabriel Moreira.

Ascom TCE

Posts relacionados

Deputados aprovam lei que beneficia prefeitos que ultrapassam limite de gastos com pessoal

Redação Remanso News

Filho do Secretário de Agricultura de Esplanada é assassinado a tiros na porta de casa

Redação Remanso News

Coreia do Norte não atende ligações do Sul há 18 meses

Redação Remanso News

Morre Sabrina Bittencourt, ativista que liderou denúncias contra João de Deus

Redação Remanso News

Félix Júnior quer acareação entre Meirelles e irmãos Batista em CPMI da JBS

Redação Remanso News

Impeachment é recebido com perplexidade pelo Planalto, que teme consequências imprevisíveis

Redação Remanso News

Deixe um comentário