26.8 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Piaui
  • Covid-19: Damares Alves chega a Floriano no Piauí, para conhecer novo tratamento
Piaui

Covid-19: Damares Alves chega a Floriano no Piauí, para conhecer novo tratamento

Futura ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, fala à imprensa no CCBB. Ela também ficará responsável pela Funai.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, chega na manhã de hoje ao Piauí para visitar o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, e conhecer o protocolo de tratamento de pacientes com Covid-19 que tem sido adotado pelos médicos da cidade. Os procedimentos têm reduzido o número de infectados graves que precisam de leitos de UTI e resultado inclusive em um número considerável de pacientes recuperados.

A comitiva da ministra, que é formada por membros do Ministério da Saúde, desembarca no aeroporto de Floriano por volta das nove horas e de lá ela segue para a Prefeitura Municipal da cidade, onde vai se reunir com o prefeito e participar de uma videoconferência com a médica Marina Bucar. Natural de Floriano, ela é a responsável pela elaboração e coordenação do protocolo e está atualmente trabalhando na linha de frente do combate à covid-19 em Madri, na Espanha.

Após a videoconferência, Damares visitará o Hospital Regional Tibério Nunes acompanhada do diretor da unidade, o médico Justino Moreira. O HTRN é referência no recebimento e tratamento de pacientes com coronavírus na região. No hospital, a ministra visitará uma ala destinada aos infectados com Covid para ver de perto como é aplicado o protocolo elaborado pela doutora Marina Bucar Barjud. A ideia é que a equipe ministerial possa colher informações úteis e passíveis de serem usadas para melhorar a rede de atendimento no país.

Entenda o protocolo

Há 15 dias, o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, vem aplicando um novo protocolo de atendimento aos pacientes de Covid-19 baseado no uso de corticoides. O procedimento vem diminuído as complicações pulmonares da doença e, consequentemente, a quantidade de pessoas contaminadas que necessitam de uma vaga de UTI. Esse protocolo é resultado da troca de experiências de médicos piauienses com a doutora Marina Bucar Barjud, que está atuando nas pesquisas de enfrentamento ao novo coronavírus em Madri, na Espanha. Importante ressaltar que enquanto o Brasil ainda registrava os primeiros casos da doença, por lá a situação já era considerada grave.

Resultados melhoraram após mudança de protocolo

Desde que registrou os primeiros casos de Covid-19, o Hospital Regional Tibério Nunes adotou o protocolo padrão estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Durante o mês em que esses procedimentos foram aplicados, cinco pacientes que precisaram de UTI acabaram falecendo. Com a adoção do protocolo elaborado em parceria com os médicos espanhóis, a equipe conseguiu zerar a quantidade de pessoas que precisaram da terapia intensiva.

“Temos encontrado pulmões comprometidos e aplicado um corticoide na veia que consegue desinflamar essa lesão”, explicou o médico Justino Moreira, diretor do HTRN. O protocolo, segundo ele, é aplicado nos pacientes que relatam dificuldades de respirar, por volta do sétimo dia de infecção. O tratamento basicamente freia a inflamação do tecido pulmonar.

Jornal O Dia

Posts relacionados

S.R.Nonato: Ministério Público vai apurar concessão de diárias aos vereadores

Redação Remanso News

São Raimundo Nonato tem 35 profissionais da Saúde infectados por Covid-19

Redação Remanso News

Prefeita publica decreto exonerando todos os cargos em comissão e prestadores de serviços

Redação Remanso News

Empresário, prefeito e ex-prefeito de Dirceu Arcoverde viram réus na Justiça Federal

Redação Remanso News

Mulher perde tudo após ter casa incendiada pelo ex-marido

Redação Remanso News

Cavalo nasce com olho no lugar das narinas e assusta moradores do interior do Piauí

Redação Remanso News

Deixe um comentário