26.2 C
Remanso, BR
16 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Coronavírus: ônibus clandestinos vindos de São Paulo usados por migrantes preocupam autoridades sanitárias
Brasil

Coronavírus: ônibus clandestinos vindos de São Paulo usados por migrantes preocupam autoridades sanitárias

Pequenos municípios do Nordeste registram os primeiros casos de coronavírus com migrantes que retornam à terra natal por causa das dificuldades da quarentena nas capitais.

Com as restrições do transporte interestadual, que chegou a ser proibido em 14 estados, muitos migrantes optam por lotações e ônibus clandestinos.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já autuou 300 ônibus irregulares entre abril e maio. A estimativa é de que tenham transportado cerca de 4500 pessoas. O itinerário mais comum liga São Paulo às regiões Norte e Nordeste.

São ônibus, vans e caminhões que realizam o transporte interestadual sem autorização. “Há um fluxo significativo do Sudeste para as regiões Norte e Nordeste, sendo grande o número de apreensões nas ações conjuntas da ANTT com as polícias nas barreiras com as vigilâncias sanitárias do Maranhão, Piauí e Bahia”, diz o órgão.

Em São Paulo, muitos desses ônibus saem do Brás, região central da cidade. Os funcionários evitam entrevistas, mas confirmam aumento de 20% a 30% na procura. Os ônibus saem dali mesmo, das proximidades das agências. O embarque é feito nas calçadas onde se amontoam malas, bolsas e mochilas.

No Brás, passageiros contam que os motoristas exigem o uso de máscaras, mas que nem sempre elas estão usadas corretamente. Nem eles usam a máscara. Os viajantes não sabem dizer se os bancos foram higienizados corretamente. Alguns ônibus trazem um selo no vidro dianteiro com a inscrição “veículo vistoriado covid-19”.

O retorno dos “filhos da terra” desafia os pequenos municípios no enfrentamento da pandemia. Na Bahia, pelo menos 20 cidades do interior já registraram os primeiros casos da doença após a chegada de pessoas dos grandes centros.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo/GN

Posts relacionados

Verba do pré-sal para educação é R$3,8 mi menor que previsto

Redação Remanso News

Preço de medicamentos sobe na Bahia e em mais 11 estados

Redação Remanso News

Petrobras eleva pela oitava vez seguida o preço da gasolina nas refinarias

Redação Remanso News

Vacinas contra varíola dos macacos deve chegar ao Brasil em setembro

Redação Remanso News

ANTT fixa multa de até R$ 10,5 mil por descumprimento do preço do frete

Redação Remanso News

Governo Federal estuda ‘imposto temporário’ para bancar novo auxílio emergencial

Redação Remanso News

Deixe um comentário