25.5 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Pilão Arcado
  • Ex-prefeito de Pilão Arcado é multado por fazer festas durante seca
Pilão Arcado

Ex-prefeito de Pilão Arcado é multado por fazer festas durante seca

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (16/06), realizada por meio eletrônico, julgou procedente termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Pilão Arcado, Manoel Afonso Mangueira, em razão de irregularidades nos gastos realizados com festejos durante o exercício de 2017, quando o município se encontrava em situação de emergência por causa da seca. O relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, multou o gestor da época em R$6 mil. Também foi determinada a remessa dessa decisão ao Ministério Público Estadual, que havia recomendado a não efetivação deste tipo de gasto.

Para o relator, as despesas realizadas enquanto persistia a estiagem no município, revelam que as mesmas foram, no mínimo, “inadequadas ou mesmo não razoáveis e ilegítimas”. Os gastos com os festejos no exercício alcançaram o expressivo montante de R$1.050.136,00, sem a demonstração, por parte do gestor, do respeito aos princípios da economicidade e razoabilidade.

O Ministério Público de Contas, em seu pronunciamento, considerou que o prefeito, além de não ter apresentado documentos comprobatórios que “evidenciassem, por exemplo, um aumento na arrecadação tributária ou outros benefícios diretamente consequentes das referidas festas realizadas com recursos públicos”, não demonstrou a realização de gastos para minimizar os efeitos da estiagem, a exemplo da contratação de carros-pipa e/ou construção de cisternas destinadas ao arrefecimento da situação de estiagem nas áreas afetadas.

Cabe recurso da decisão.

Ascom/Tribunal de Contas dos Municípios do Estado

Posts relacionados

Prefeito Afonso Mangueira, promove organização e limpeza do Mercado Municipal de Pilão Arcado

Redação Remanso News

Remanso, Campo A. de Lourdes, Pilão Arcado, Sento Sé, Casa Nova, Sobradinho, Juazeiro e mais 200 municípios terão aumento na participação do ICMS em 2019

Redação Remanso News

Pilão Arcado dá início ao seu Plano Municipal de Saneamento Básico

Redação Remanso News

Copa Velho Chico: Remanso perde, Sento-Sé continua invicto em sua chave, seguido por Pilão Arcado

Redação Remanso News

Tragédia em Pilão Arcado, criança de 5 anos sai de casa e é encontrada morta em um barreiro

Redação Remanso News

Constesf retoma construção de barreiros em Pilão Arcado

Redação Remanso News

Deixe um comentário