26.6 C
Remanso, BR
23 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • TSE autoriza realização de convenções partidárias virtuais nas eleições 2020
Destaque Política

TSE autoriza realização de convenções partidárias virtuais nas eleições 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, na manhã desta quinta-feira (4), a realização de convenções partidárias de forma virtual pelos partidos nas eleições municipais de 2020. A medida acontece como forma de adequar o calendário às necessidades de restrições em razão da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o TSE, os partidos têm autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem necessárias para as reuniões, quando serão definidos os candidatos a prefeito e vereador do pleito municipal. Segundo o calendário, as convenções devem acontecer entre 20 julho e 5 de agosto.

O relator do caso, ministro Luís Felipe Salomão, decidiu submeter os questionamentos ao plenário do Tribunal e um parecer, elaborado pela área técnica da Corte, afirmou não haver impedimento jurídico para a realização de reuniões partidárias de forma virtual.

No entanto, em razão da pandemia, ainda não há a confirmação se, de fato, as eleições municipais serão mantidas no mês de outubro, mas, até o momento, a data permanece inalterada.

Antes de tomar posse como presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que havia a possibilidade de adiamento do pleito, apesar de ser manifestamente contrário ao prolongamento dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.

A mudança na data das eleições, porém, depende de apreciação do Congresso. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem defendido que o adiamento, se for feito, seja no máximo até dezembro, sendo ele também contra a prorrogação dos mandatos.

Agência Brasil

Posts relacionados

Senado proíbe fechamento de hospitais de campanha

Redação Remanso News

Contratos secretos mostram como CBF ‘vendeu’ a seleção brasileira a empresários

Redação Remanso News

PF investiga superfaturamento em obras de transposição do São Francisco

Redação Remanso News

Remanso registra o 4° óbito por Coronavirus no município

Redação Remanso News

Cantor, assalta posto de combustíveis em Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Baianos indicam Jorge Khoury para Superintendência do Sebrae no estado

Redação Remanso News

Deixe um comentário