29.2 C
Remanso, BR
4 de dezembro de 2020
Remanso News
  • Home
  • Sento-Sé
  • Protesto: Reunião pública para discutir a implantação da mineradora de ferro em Sento Sé é cancelada
Sento-Sé

Protesto: Reunião pública para discutir a implantação da mineradora de ferro em Sento Sé é cancelada

Em uma sessão tumultuosa, a reunião que foi marcada na Câmara de Vereadores de Sento Sé (BA) para apresentação e diálogo do projeto tombador, acabou não acontecendo. Isso porquê os manifestantes ribeirinhos solicitaram que os parlamentares realizem uma audiência pública, para debater junto com a população a questão da instalação da mineradora de ferro no município.

O presidente da câmara de vereadores, Juliano Afonso (PT), cedeu espaço para os manifestantes apresentar as reivindicações do movimento e depois de 12 minutos deu por encerrada a sessão, que terá continuidade amanhã, quinta-feira (15), na Câmara de Vereadores onde será protocolada o requerimento para audiência pública. Apenas o vereador Jamerson Santos Santiago (PSDB), originariamente pescador e morador em uma comunidade do entorno da Serra da Bicuda está dando apoio aos manifestantes. Os demais continuam em cima do muro, dizendo que todas as partes devem ser ouvidas antes da tomada de qualquer decisão.

Ao fazer uso da palavra na tribuna, o Sociólogo; Pesquisador de Estudos e Projetos Socioambientais da Colomi Iron, Alan Francisco, foi interrompido de fazer a apresentação do projeto pelos manifestantes ao cantarem uma música em protesto e defesa do meio ambiente. “Na comunidade ninguém foi fazer reunião pública, está reunião deveria ser feita na nossa localidade. Essa reunião devia ser feita há 15 anos e porquê a reunião é hoje? Me diga! Queremos audiência pública“, disse uma manifestante do movimento.

Em nota enviada, a Tombador Iron Mineração Ltda lamenta profundamente que a reunião convocada pela Câmara Municipal de Sento Sé não tenha se realizado e os devidos esclarecimentos prestados à comunidade, o que resulta em prejuízos à população de Sento Sé.

Confira a nota na íntegra:

“A Tombador Iron Mineração Ltda, compareceu hoje com seu corpo técnico à reunião convocada pela Câmara Municipal de Sento Sé para prestar esclarecimentos à comunidade sobre o projeto Tombador de produção de granulado de hematita, assim como sobre o seu processo de licenciamento ambiental.

Conheça mais sobre o Projeto Tombador, a mina de minério de ferro de Sento Sé

Destaca-se que a licença de Instalação do empreendimento foi emitida pelo órgão licenciador ambiental, do Estado da Bahia, o INEMA, neste mês de agosto de 2020. Devido ao seu porte reduzido, o projeto, foi enquadrado como de médio impacto ambiental, o que dispensa audiência pública nas esferas federal, estadual e municipal.

A Tombador Iron Mineração Ltda, lamenta profundamente que a reunião não tenha se realizado e os devidos esclarecimentos prestados, o que resulta em prejuízos à população de Sento Sé, ávida por novas oportunidades socioeconômicas e permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre o projeto Tombador à população de Sento Sé“, diz a nota enviada ao Blog.

Texto: Gabriel Filliph Foto: Tony Lopes

Posts relacionados

Sento Sé-BA: Acidente no garimpo serra da Quixaba deixa dois mortos

Redação Remanso News

depois da jazida de ametista, garimpeiros encontram quartzo rutilado em Sento Sé

Redação Remanso News

Prefeita de Sento Sé resolve acabar com a festa de São João

Redação Remanso News

Prefeitura de Sento-Sé adere ao Programa Pacto pela Alfabetização

Redação Remanso News

Sento Sé registra duas mortes causada pelo Coronavírus

Redação Remanso News

Roberto Carlos acompanha vereadores que solicitam a ampliação do sistema de energia para Sento Sé

Redação Remanso News

Deixe um comentário