25.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Remanso: Ocupação de leitos de UTI para pacientes infectados com covid chega a 90%
Destaque Remanso

Remanso: Ocupação de leitos de UTI para pacientes infectados com covid chega a 90%

A taxa de ocupação dos leitos de UTI voltados para pacientes infectados pela Covid-19 aumentou em cidades da Bahia e está variando entre 80% e 100%. A situação é preocupante em Irecê (80%), Remanso (90%) e Seabra (100%).

Os altos índices também foram registrados em Feira de Santana, com cerca de 90% de ocupação, e Itabuna, com 74%.

“A pandemia ainda não acabou, o risco ainda existe e as pessoas que puderem devem manter o isolamento, e todas devem usar máscara, usar álcool em gel e manter a higiene”, destaca Lúcio Couto Coordenador de UTI do Clériston Andrade, em Feira de Santana.

O Clériston Andrade chegou a alcançar 100% da ocupação dos leitos de UTI na última sexta-feira (20). Na terça-feira (24), foram reabertos 10 novos leitos de UTI na unidade de saúde para atender a alta demanda.

Antes da campanha eleitoral, em 13 de setembro, Feira de Santana tinha 12.317 casos confirmados. Uma semana após o fim do primeiro turno, em 22 de novembro, o aumento foi de 46,7% (18.040)

“Temos um aumento do número de casos desde o início de outubro. Continuando os casos a subir nas próximas duas ou três semanas, provavelmente teremos novo pico de casos na nossa cidade”, Explica Melissa Falcão, coordenadora do Comitê de Enfrentamento a Covid-19 em Feira de Santana

Seabra, que faz parte da macrorregião centro-leste, assim como Feira de Santana. Está com taxa de ocupação do Hospital Regional está em 80%. Em 13 de setembro, eram 286 casos da Covid-19, mas aumentou 115% em 22 de novembro, com 616 casos. No período analisado, a ocupação de UTI’s na cidade subiu de 55% para 81%.

Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, na Bahia. — Foto: Divulgação/ Sesab

Sul do estado
Pelas ruas de Itabuna, não é difícil encontrar pessoas sem máscara ou a usando de forma inadequada. O descuido da população é um dos reflexos do aumento de casos na região nos últimos dias.

A taxa de ocupação das UTIs no Hospital de Base está em torno de 60%. Itabuna tinha 11.588 casos antes da campanha. Deu um salto para mais de 14.511, um aumento de mais de 25%. A ocupação geral dos leitos de UTI na cidade é de 74%

Outras regiões

Em Irecê, no norte da Bahia, a taxa de ocupação das UTIs do Hospital Regional também é de 80%. A cidade tinha mais de mil casos de Covid-19 antes da campanha. Subiu para mais de 3 mil, um aumento de 111%.

No período, a ocupação de UTIs subiu de 60% para 70%. Agora a taxa geral de ocupação dos leitos de UTI é de 80%.

Em Remanso, a ocupação no hospital São Pedro é de 90%. Antes da campanha (13/9), a cidade tinha 184 casos da doença, e subiu para 414 (em 22/11), um aumento de 125%. De setembro a novembro, o índice de pacientes no leitos aumentou de 43% para 67%.

Em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, a taxa geral de ocupação dos leitos de UTI é de 65% . O Hospital São Vicente está com os 10 leitos que possui ocupados. Já nos outros hospitais da cidade, as internações variam entre 55% e 60%

Já na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, 60% dos leitos de UTIs estão com pacientes.

Na Bahia, a taxa média de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 está em torno dos 60%. Na capital baiana, um dado vem causando preocupação nos especialistas. Nos últimos dias, nos laboratórios de análises clínicas, a demanda por novos testes para identificar a presença no novo coronavírus aumentou bastante.

No laboratório da Ufba, que presta serviço para hospitais particulares, o número de testes realizados saltou de dois por dia, para mais de cinquenta.

“O número de amostras que eu recebia há 15 dias, um mês atrás, eram duas amostras por dia. Essa semana eu comecei receber 40 amostras de um hospital, 50 de outro. Isso de hospitais particulares, com 50% das amostras positivas”, revela o pesquisador Gúbio Soares.

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

Posts relacionados

Bahia: Salário de servidores estaduais será pago no próximo dia 29

Redação Remanso News

Eunício Oliveira é o novo presidente do Senado

Redação Remanso News

Mais de 151 mil eleitores já regularizaram o título na Bahia

Redação Remanso News

Estudantes de escolas públicas e privadas voltam às aulas após desmotivação causada pelo ensino remoto

Redação Remanso News

25ª CIPM recupera moto roubada em Remanso

Redação Remanso News

A vereadora Renata Rosal apresenta sua atuação legislativa do mês de agosto, com importantes ações de interesse popular.

Redação Remanso News

Deixe um comentário