32.5 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Mundo
  • Áustria e Dinamarca fazem aliança com Israel por vacinas contra covid-19
Mundo

Áustria e Dinamarca fazem aliança com Israel por vacinas contra covid-19

O primeiro-ministro da Áustria, Sebastian Kurz, e a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, anunciaram nessa 5ª feira (4.mar.2021) uma aliança com Israel, país com a campanha de vacinação contra a covid-19 mais avançada do mundo. A parceria tem como objetivo a pesquisa de novos imunizantes e produção de doses.

Os 2 países europeus já vinham criticando a União Europeia por conta de problemas no fornecimento de vacinas.

No final de janeiro, durante uma das videoconferências da UE para discutir a pandemia, Mette Frederiksen mostrou preocupação com a estratégia do bloco. “Pessoas estão morrendo porque vacinas não estão sendo entregues”, declarou a premiê.

Nesta semana, Kurz afirmou que seu país “não deve mais depender apenas da UE para a produção da vacinas de 2ª geração” –ou seja, que sejam atualizadas para a proteção contra as variantes do coronavírus.

“Acho importante trabalhar duro nos próximos anos não só para combater o vírus, mas também para lutar contra as mutações”, disse Kurz depois do anúncio da aliança. Ele é um feroz crítico da EMA (Agência Europeia de Medicamentos) e a acusa de ser muito “burocrática e demorada” na aprovação de novas vacinas.

A primeira-ministra dinamarquesa enfatizou que a reunião com Benjamin Netanyahu, premiê israelense, a “inspirou a trabalhar em conjunto para ampliar a pesquisa e a capacidade de produção [de vacinas]”.

Netanyahu, que defendeu o fortalecimento dos laços com os 2 países europeus, disse que um fundo será criado para investigação e desenvolvimento de imunizantes.

Ele enfatizou que Israel é “o 1º país do mundo a demonstrar que é possível derrotar o vírus. O mundo olha para Israel com admiração”.

Netanyahu afirmou que a estratégia pode abrir as portas para futuras alianças, e que “outros países” já o contactaram para dizer que querem “fazer parte desse esforço”.

O acordo recebeu o aval antecipado da Comissão Europeia, que negou que haja qualquer contradição com a estratégia global de vacinação do bloco.

“Para nós, não há contradição. Está claro que há apoio à estratégia da UE e os Estados-membros são livres para explorar outras formas possíveis de cooperação em questões de saúde, é completamente normal”, disse o porta-voz executivo da UE, Eric Mamer.

Ele lembrou que tanto Kurz quanto Frederiksen apoiaram a iniciativa da UE de acelerar os esforços para desenvolver vacinas adaptadas às novas variantes do coronavírus.

Poder360

Posts relacionados

OMS se pronuncia sobre rompimento oficial dos EUA

Redação Remanso News

Nasa investigará uso de drogas na SpaceX e Boeing

Redação Remanso News

Papa Francisco critica consumismo no período natalino

Redação Remanso News

Brasil concederá visto humanitário a afegãos

Redação Remanso News

‘Nunca ameace a nação iraniana’, diz presidente do Irã

Redação Remanso News

VÍDEO: Avião cai em estacionamento de shopping e piloto morre na hora; assista

Redação Remanso News

Deixe um comentário