25.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • STF determina que governo reintegre 12,7 mil baianos excluídos do Bolsa Família
Destaque

STF determina que governo reintegre 12,7 mil baianos excluídos do Bolsa Família

O governo federal deve reintegrar no prazo de dez dias, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, 12.706 inscritos no Bolsa Família da Bahia que foram excluídos do programa durante a pandemia da Covid-19. A determinação é do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atacou um pedido do governador Rui Costa (PT).

Em março de 2020, o ministro Marco Aurélio deferiu liminar, acolhendo pedido de estados do Nordeste, para que o governo federal suspendesse os cortes no Bolsa Família enquanto perdurar o estado de calamidade pública. Na ocasião, o relator lembrou que o programa de transferência de renda deve fazer frente à situação de pobreza e vulnerabilidade, sem discriminação de qualquer natureza.

Por unanimidade, a medida cautelar foi referendada em agosto do ano passado. Porém, em petição apresentada nos autos da ACO, o governo da Bahia alegou que a União estaria descumprindo essa decisão. Segundo o informado, entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, houve redução de 12.706 inscritos no Bolsa Família no estado, enquanto, no mesmo período, houve aumento de contemplados nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O governo federal, por sua vez, argumentou que os desligamentos estão relacionados a fraudes e à suspensão temporária, em razão do pagamento de auxílio emergencial e de ações de verificação de condições. Sustentou, ainda, que o estado de calamidade pública teve a vigência encerrada em 31/12/2020, conforme o Decreto Legislativo 6/2020.

Por: Jefferson Rudy/Agência Senado

Posts relacionados

Conta de luz na Bahia pode ficar até 15% mais cara em abril

Redação Remanso News

Mensagem de Natal e Ano Novo de Zé Filho, Thelma e família a todos os Remansenses

Redação Remanso News

Pilão Arcado: Sem ônibus escolar, crianças são transportadas em carroceria de caminhonete, afirma reportagem de Jornal

Redação Remanso News

Anvisa aprova uso emergencial de novo medicamento para Covid

Redação Remanso News

Codevasf firma parceria com instituições para propagar palmas forrageiras resistentes a praga

Redação Remanso News

Relação entre ACM Neto e Luciano Bivar é “de brigas” pelo controle do partido União Brasil

Redação Remanso News

Deixe um comentário