24.5 C
Remanso, BR
29 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Mundo
  • O rápido aumento do número de casos ameaça frustrar os planos do governo de manter a economia aberta
Mundo

O rápido aumento do número de casos ameaça frustrar os planos do governo de manter a economia aberta

Israel está considerando impor novos “lockdowns” e estender as doses de reforço das vacinas contra a covid-19 às pessoas com mais de 50 anos, depois que o número de novas infecções atingiu o maior nível desde fevereiro.

Quase 80% da população adulta do país já foi totalmente vacinada, uma das maiores taxas do mundo, mas mais de 6.000 pessoas foram testadas positivas para a Covid-19 na segunda-feira, segundo o Ministério da Saúde. Quase 650 pessoas estão hospitalizadas, sendo 400 em condições críticas, disse o Ministério, sem informar quantas delas haviam sido vacinadas.

Pouco menos de 5% dos testes de Covid-19 estão dando positivo, num sinal de que o país está em meio a um grande aumento dos casos, alertou Salman Zarka, autoridade máxima do governo no combate à pandemia. Israel encontra-se num “ponto crítico para a nossa saúde, para as nossas vidas e para a nossa economia”, disse ele.

Por ser o primeiro país a iniciar um esforço em massa de vacinação e o primeiro a reabrir toda a economia, depois de vacinar totalmente quase 70% de sua população adulta com a vacina da BioNTech / Pfizer até o começo de abril, os israelenses gozaram de um período de liberdade pós-pandemia.

Mas agora, com estudos mostrando que a eficácia da vacina está caindo entre as pessoas com mais de 60 anos, algumas das quais receberam suas primeiras doses em dezembro, Israel também foi o primeiro país a iniciar a aplicação das doses de reforço.

Israel não esperou a aprovação das doses de reforço da Pfizer pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) e já aplicou a terceira dose para cerca de 2.000 pessoas imunodeficientes semanas atrás, antes de estendê-la a todas as pessoas com mais de 60 anos em 1º de agosto. Cerca de 600 mil israelenses idosos receberam a terceira dose, que em breve poderá ser oferecida também às pessoas com mais de 50 anos.

A experiência de Israel com a variante delta do coronavírus e a vacina de RNA mensageiro da Pfizer estão sendo observadas atentamente pelos EUA e a Europa, enquanto eles consideram a autorização das terceiras doses em suas populações mais velhas.

O premiê israelense, Naftali Bennett, disse ontem que 90% das novas infecções ocorreram em pessoas com 50 anos ou mais. “Peço a todos os cidadãos com mais de 50 anos que sejam muito cuidadosos nas próximas semanas.”

O rápido aumento do número de casos ameaça frustrar os planos do governo de manter a economia aberta. As autoridades israelenses já consideram impor um lockdown nos feriados judaicos de setembro, quando as famílias tendem a visitar os avós, para assim romper a cadeia de contágio.

Um lockdown é visto como último recurso e sua restrição aos feriados teriam um impacto menor sobre a economia, disse uma autoridade do Ministério das Finanças.

Por Mehul Srivastava — Financial Times, de Tel Aviv

Posts relacionados

Ex-presidente George H.W. Bush passa o Natal hospitalizado

Redação Remanso News

Nova Zelândia anuncia que não tem mais casos ativos do coronavírus

Redação Remanso News

Donald Trump não virá ao Brasil para posse de Bolsonaro

Redação Remanso News

Russos divididos entre tristeza e resignação antes do bloqueio do Instagram

Redação Remanso News

Ataque de drone dos EUA mata líder do Estado Islâmico na Síria

Redação Remanso News

Atentado em paris:número de mortos em sede de revista sobe para 12

Redação Remanso News

Deixe um comentário