30.4 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Certificação orgânica participativa avança em Remanso, Juazeiro e Jacobina
Destaque

Certificação orgânica participativa avança em Remanso, Juazeiro e Jacobina

Agricultoras e agricultores de comunidades rurais de Jacobina, Juazeiro e Remanso, apoiados pelo Governo do Estado, por meio do projeto Pró-Semiárido, receberam a visita de representante do Núcleo Raízes do Sertão (Irecê-BA), para troca de experiências e esclarecimentos sobre a formação de novos núcleos, para produção e comercialização de produtos orgânicos, com base na legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).  

A visita teve como objetivo a observação do andamento para formação dos novos núcleos, análise da documentação exigida e nível de entendimento das famílias agricultoras sobre o processo de certificação, coordenado pela Associação Povos da Mata, organização parceira do Pró-Semiárido para execução da ação.

“Para existir um outro Núcleo de produtores orgânicos, o MAPA orienta que ele seja apadrinhado por um que já tem experiência”, explica o coordenador do Núcleo Raízes do Sertão, Fabiano Novaes. 

O coordenador da ação de Certificação Orgânica Participativa, no âmbito do Pró-Semiárido, e representante da Rede Povos da Mata, Cláudio Lyrio, explicou que a visita aos pré-núcleos resultou na elaboração de agenda para agilizar o processo: “Estabelecemos esse prazo para que as famílias adequem suas produções e providenciem a documentação conforme a legislação”.   

A meta é realizar a entrega dos certificados aos agricultores e às agricultoras dos três pré-núcleos, como produtores orgânicos, até março de 2022. Durante este período, novas capacitações serão realizadas, as famílias receberão acompanhamento técnico contínuo e irão participar de intercâmbios para partilha de conhecimentos e experiências. A agricultora Maria do Carmo Oliveira, do Assentamento São Francisco, pré-núcleo Juazeiro, avaliou a visita: “O encontro foi muito produtivo, pois tivemos a oportunidade de tirar dúvidas, receber orientações e somar conhecimentos para dar os próximos passos”. 

O Pró-Semiárido é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). 

Certificação participativa – De acordo com informações do site CI Orgânicos, a legislação brasileira requer que, para ser comercializado como orgânico, é necessário que o produto seja certificado por uma entidade certificadora, credenciada no Ministério da Agricultura, MAPA. Além disso, deve constar, na parte frontal do rótulo, o selo do SisOrg, Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. Produtores familiares que fazem a venda direta ao consumidor, em feiras ou merenda escolar, não precisam de certificação, mas devem estar cadastrados no Ministério da Agricultura e fazer parte de uma Organização de Controle Social, OCS. 

Ascom SDR/CAR 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Posts relacionados

Entidades divulgam manifesto pró-reformas previdenciária e trabalhista

Redação Remanso News

TSE pede que governo mude horário de verão 2018 devido às eleições

Redação Remanso News

Mandado de prisão de suspeito de ter apagado imagens de câmeras do Colégio Auxiliadora deve ser efetuado nesta quinta-feira

Redação Remanso News

Parceria: Souza Filho Remanso News, TV Band Bahia e TV Lis, com reportagens exclusivas em Remanso e região para o Brasil Urgente

Redação Remanso News

Tarifas dos Correios têm novos valores

Redação Remanso News

‘É uma inversão de valores muito grande’, desabafa Flávio José sobre seu afastamento dos palcos

Redação Remanso News

Deixe um comentário