25.1 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Cidades do Norte, Nordeste e Sul têm situação de emergência reconhecida
Destaque

Cidades do Norte, Nordeste e Sul têm situação de emergência reconhecida

 O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em 16 municípios das Regiões Norte, Nordeste e Sul do País, em decorrência de desastres naturais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17).

A maioria das cidades enfrenta o período de estiagem – quando há ausência de chuvas. São elas: Lagoa da Canoa, em Alagoas, Itiúba, Livramento de Nossa Senhora e Serra Preta, na Bahia, Boa Viagem, no Ceará, Pombos, em Pernambuco, e Major Sales e São Fernando, no Rio Grande do Norte. No Sul do País, as cidades de Cascavel, Mato Rico e Moreira Sales, no Paraná, também sofrem com a falta de chuvas.

No Piauí, a população de São Raimundo Nonato sente os impactos da seca. O mesmo acontece em Equador, município potiguar.

Na contramão, duas cidades na região Sul – Campo Largo (PR) e Ijuí (RS) – receberam o reconhecimento por conta de chuva de granizo. O fenômeno natural causa grandes prejuízos à agricultura, além de destruir telhados de casas e comércio. A Defesa Civil Nacional disponibilizou uma cartilha para orientar a população sobre como agir quando há ocorrência desse desastre natural.

Por fim, o decreto contempla o município de Canutama, no Amazonas, onde foi identificada erosão de margem fluvial. Eventos como esse podem ocasionar desgastes nos planaltos, provocando deslizamento de terras.

Acesso a recursos

Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Tribuna da Bahia

PUBLICIDADE

Posts relacionados

Rui Costa lembra de perda e ACM Neto mostra homenagem de filhas para comemorar Dia dos Pais

Redação Remanso News

Projeto de Lei da Prefeitura de Juazeiro que prevê auxílio emergencial para trabalhadores da cultura é aprovado na Câmara de Vereadores

Redação Remanso News

Professora é arrastada pelos cabelos por mãe após aluno chegar atrasado em escola

Redação Remanso News

6.394 médicos já se inscreveram até agora no Mais Médicos

Redação Remanso News

Carnaval dá 12 dias “de recesso” para deputados e senadores

Redação Remanso News

Campeonato Remansense de Futebol 2019 começo grandes jogos

Redação Remanso News

Deixe um comentário