27.8 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Sento Sé é destaque em programa do canal CNN sobre projeto de revitalização de nascentes
Destaque Sento-Sé

Sento Sé é destaque em programa do canal CNN sobre projeto de revitalização de nascentes

O município de Sento Sé (BA), no norte do estado, foi destaque em reportagem exibida nesta quinta-feira (02) pela CNN Brasil sobre o programa federal “Aguas Brasileiras” após o município ser beneficiado em junho deste ano para recuperação e proteção de nascente do Olho d’água na comunidade de Brejo da Brásida. O projeto já está em andamento e tem foco em preservar seis nascentes do município de Sento Sé, por meio do plantio de cerca de 6 mil mudas espalhadas por elas.

A revitalização está sendo feita através do projeto de Mariluze Amaral e do biólogo Erick Almeida (ambos da comissão de meio ambiente da comunidade de Brejo da Brásida) que foram participantes do edital ‘Programa Águas Brasileiras’. “Esse é o terceiro projeto que temos aprovado. Aproveitamos para que todos saibam que recuperar nascentes é um trabalho científico, árduo e contínuo. Precisamos de mais projetos para recuperar nascentes importantes que estão morrendo com as secas e com as sucessivas intervenções humanas que antropizam importantes patrimônio hídrico todo o município“, disse Mariluze Amaral.

Aperte o Play e confira a reportagem

Em um país que tem 12% da água total do planeta, ela não chega para muitos. Porém, mudar isso é o objetivo de um programa que visa ampliar a quantidade e a qualidade da água disponível para consumo e para o setor produtivo. São ações de curto, médio e longo prazo, que vão desde o plantio de 100 milhões de árvores em dois anos, até a conclusão de empreendimentos de saneamento, reuso de água e técnicas sustentáveis que devem beneficiar mais de 250 municípios em 10 estados.

Dos projetos aprovados, 16 focam na bacia do Rio São Francisco, com a recuperação de nascentes e o reflorestamento da Mata Atlântica da região, que tem função essencial no fluxo dos mananciais. Cerca de 45% das famílias brasileiras sofrem com a escassez de água, falta de estrutura e de saneamento básico adequado. Dos 507 municípios que compõem a bacia do São Francisco, apenas um tem 100% de esgoto tratado. Além dos benefícios para o meio ambiente e da possibilidade para novos negócios, a recuperação das bacias hidrográficas pode dar acesso à água limpa a milhares de brasileiros.

“Isso significa saúde, porque uma pessoa que não tem acesso à água tratada ou à coleta de esgoto está fadada a ficar a vida inteira doente, com verminoses e doenças gastrointestinais. Isso debilita a saúde e diminui a produção, então, ela sempre estará nessa situação de marginalização”, afirmou Antônio Carlos Zuffo, especialista em recursos hídricos da Unicamp.

Por Gabriel Filliph com informações da CNN Brasil

PUBLICIDADE

Posts relacionados

Novembro começa com mais 2 óbitos por Covid-19 em Sento Sé, um deles é de uma criança de 4 anos

Redação Remanso News

PRF apreende cerca de R$1 milhão sem comprovação de origem em Caruaru

Redação Remanso News

Governo divulga Reajuste do Bolsa Família para 2018

Redação Remanso News

Remanso: A todo vapor Prefeitura está fazendo aplicação da camada de brita em ruas da cidade

Redação Remanso News

Petrobras reduz preço da gasolina e diesel em 3% nas refinarias

Redação Remanso News

Ciro Gomes xinga promotor que o indiciou por injúria racial

Redação Remanso News

Deixe um comentário