29.5 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Lula diz que Lira quer ser “imperador do Japão” com semipresidencialismo
Destaque

Lula diz que Lira quer ser “imperador do Japão” com semipresidencialismo

O Solidariedade anunciou oficialmente nesta terça-feira (3) o apoio à pré-candidatura do ex-presidente Lula (PT) à Presidência da República. Na presença de deputados e senadores de diversas legendas, o petista pediu, no evento, atenção às eleições para o Congresso.

“Temos que ter conhecimento de uma coisa, se a gente ganhar as eleições e o atual presidente da Câmara continuar com o poder imperial, porque ele já tá querendo criar o semipresidencialismo, ele já quer tirar o poder do presidente para que o poder fique na Câmara e ele aja como o imperador do Japão”, disse em discurso, citando o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas).

A CNN entrou em contato com a assessoria de Arthur Lira para comentar a fala de Lula e aguarda retorno.

“Ele [Lira] acha que pode mandar inclusive administrando o orçamento. O orçamento é aprovado pela Câmara e pelo Congresso, mas tem que ser administrado pelo governo [federal] porque é pra isso que o governo é eleito. E é o governo que decide cumprir o orçamento aprovado em função da realidade financeira do Estado brasileiro”, afirmou Lula.

O petista defendeu ainda que a campanha seja ativa na divulgação dos candidatos alinhados à chapa que vem sendo construída.

“Tem gente que acha que não precisa fazer comício, basta ficar nas redes sociais, mas eu não acho, vou viajar o Brasil e quero em cada comício ter uma lista de deputados, deputadas e senadores pra gente dizer ‘esses são nossos deputados, nossos senadores e é neles gente que vcs tem que voltar pra gente mudar o país”, concluiu.

Câmara criou grupo de trabalho sobre semipresidencialismo

A Câmara dos Deputados criou um grupo de trabalho para analisar e debater temas relacionados ao sistema de governo semipresidencialista, de acordo com publicação no Diário Oficial da Câmara de 17 de março.

O tema é defendido pelo presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PL), mas não algo para ser instituído em breve, e sim a longo prazo.

A ideia de Lira é que a discussão ocorra durante os meses de abril, maio e junho e que seja criado um projeto de mudança do presidencialismo para o semipresidencialismo a partir de 2030.

“Seria uma proposta de alteração de sistema de governo para 2030, tirando o debate dessa eleição, tirando o debate de 2026, não ‘fulanizando’ a discussão e fazendo um debate de alto nível no contraturno do trabalho da Câmara dos Deputados”, afirmou o presidente da Câmara em fevereiro.

CNN / foto: reprodução

PUBLICIDADE

Posts relacionados

Agência Nacional de Águas (ANA) marca nova reunião para avaliar vazâo reduzida do São Franscisco

Redação Remanso News

Rádio Comunitária Zabelê fm em parceria com a secretaria municipal de educação promove concurso de Poesias no aniversário de Remanso

Redação Remanso News

Vereadores quer instalar CPI para investigar possíveis irregularidades na Casa Legislativa de Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Brasileiros acreditam que Lula não será preso mesmo que seja condenado, diz pesquisa

Redação Remanso News

Alerta: A previsão até o dia 1º de dezembro é de volume útil de 1,8% em Sobradinho

Redação Remanso News

Bolsonaro desafia Alexandre de Moraes a prendê-lo e cassá-lo por desconfiar de sistema de votação

Redação Remanso News

Deixe um comentário