29 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • SUS: Saúde inclui nova apresentação de remédio para tratamento de asma
Destaque

SUS: Saúde inclui nova apresentação de remédio para tratamento de asma

A asma é uma doença inflamatória crônica que atinge as vias aéreas inferiores, como traqueia e brônquios. Essas regiões ficam mais sensíveis a diferentes estímulos, levando ao bloqueio do fluxo de ar de forma recorrente

O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (11), que incluiu no Sistema Único de Saúde (SUS) uma nova apresentação de medicamento injetável para tratamento de asma alérgica grave não controlada. Trata-se do omalizumabe em solução injetável em seringa preenchida.

A inclusão da nova apresentação foi analisada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que viu a necessidade de atualizar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para a doença.

Segundo relatório, a decisão foi tomada após previsão de que o omalizumabe em pó para solução injetável usado atualmente não estará mais disponível a partir de dezembro. Dessa forma, foi necessária a inclusão da apresentação injetável em seringa preenchida.

“Em geral, a formulação injetável em seringa preenchida mostra-se equivalente à apresentação em pó em termos de benefícios e riscos, podendo ainda se mostrar de uso mais fácil e com maior tolerabilidade aos possíveis efeitos adversos. Vale lembrar que as duas formulações têm o mesmo preço, de acordo com a Lista de Preços de Medicamentos da Câmara de Regulação de Preços de Medicamentos (CMED) da Anvisa, atualizada em julho de 2022. Logo, não há expectativa de mudança nos aspectos econômicos e nos gastos para o SUS”, afirma o documento.

Asma
A asma é uma doença inflamatória crônica que atinge as vias aéreas inferiores, como traqueia e brônquios. Essas regiões ficam mais sensíveis a diferentes estímulos, levando ao bloqueio do fluxo de ar de forma recorrente e, em geral, reversível.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 235 milhões de pessoas sofrem com a doença no mundo. São cinco as formas mais comuns da doença: alérgica, não alérgica, de início tardio, com limitação do fluxo de ar e com obesidade.

Fonte: Correio Braziliense

Publicidade

Posts relacionados

Processo contra Isaac Carvalho tem movimentação no STJ. Defesa diz que trabalha para reverter decisão na justiça comum

Redação Remanso News

Procon De Juazeiro Realiza Pesquisa De Preços De Material Escolar

Redação Remanso News

Reforma da Previdência é aprovada na CCJ da Câmara após governo ceder ao Centrão

Redação Remanso News

Autorizados testes de redução de vazão no reservatório de Sobradinho

Redação Remanso News

Aplicativo vai permitir que cidadão acompanhe obras que serão retomadas

Redação Remanso News

Missa da unidade: Padres da Diocese de Juazeiro (BA) renovarão promessas sacerdotais nesta terça (04)

Redação Remanso News

Deixe um comentário