25.2 C
Remanso, BR
29 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Política
  • Líder Do União Brasil E Presidente Do Partido Têm Atrito Na Disputa Por Cargos
Política

Líder Do União Brasil E Presidente Do Partido Têm Atrito Na Disputa Por Cargos

Às vésperas da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária ontem, o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento, se irritou com o movimento de deputados da bancada para adiar a apreciação da proposta. Ele creditou a iniciativa ao presidente do partido, Luciano Bivar, que estaria insatisfeito com a demora do governo em trocar o comando do Ministério do Turismo.

Elmar e Bivar acumulam atritos, e o episódio de ontem fez aumentar a tensão interna na legenda. Com receio de que o movimento pudesse ser interpretado como chantagem ao governo no momento em que o partido negocia ministérios, Elmar precisou entrar em campo para aparar arestas e entregar o máximo de votos na pauta.

No fim das contas, 48 dos 59 deputados do partido apoiaram a reforma no primeiro turno. A orientação do partido foi favorável à proposta. Antes da votação da reforma tributária, Bivar divulgou uma nota em que defendia o adiamento da apreciação da matéria. O documento continha o nome de 38 parlamentares, mas alguns disseram à reportagem que não autorizaram a assinatura.

Nos bastidores, deputados falam até em levar o caso ao Conselho de Ética da Câmara por avaliarem que a nota seja “fake”. Alguns nomes estavam escritos de forma errada. De acordo com relatos, Elmar também enxerga interferência do deputado Celso Sabino (União-PA) no movimento encabeçado pelo presidente do partido.

O parlamentar vai ocupar o Ministério do Turismo no lugar da atual ministra Daniela Carneiro (União-RJ). No entanto, o governo vem adiando a troca na pasta, o que tem irritado Sabino, Bivar e aliados. O nome do “ministeriável” estava na nota, mas ele acabou votando a favor da reforma. A nota do partido foi, inclusive, emitida no mesmo dia em que o governo Lula anunciou que a ministra continua no cargo.

Bivar se reuniu nesta manhã com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para tratar do tema. Segundo aliados, ele está confiante de que a troca será feita até semana que vem. Padilha, no entanto, não confirma. De acordo com relatos, Elmar acredita que pressionar o governo na reforma tributária neste momento poderia passar o recado de “chantagem” por parte do partido.

O líder tem dialogado para conseguir, além do Turismo, o controle da Embratur, órgão subordinado ao Ministério e hoje sob comando de Marcelo Freixo. Ele já disse que quer um ministério “completo”. Elmar também cobra fidelidade da bancada ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de quem é aliado.

A reforma tributária tornou-se a principal pauta de Lira. Ontem, minutos antes da votação da matéria, em um gesto incomum para presidentes da Câmara, Lira subiu à tribuna da Casa para fazer uma defesa contundente da PEC. Hoje, há expectativa de que Elmar se reúna com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo líderes partidários da Câmara, para resolver as pendências ministeriais. Ele estava na Bahia, seu Estado de origem, mas retornou hoje a Brasília.

Publicidade

Posts relacionados

Para reduzir preço da conta de luz, Bolsonaro pretende usar fundo e tributos federais

Redação Remanso News

Ministro Gilberto Kassab assina ordem de serviço para pavimentação de ruas em Remanso-BA

Redação Remanso News

Presidente eleito Jair Bolsonaro tem marcada para dezembro, 3ª cirurgia após atentado

Redação Remanso News

Prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim anuncia que vai se filiar ao PT

Redação Remanso News

Bolsonaro sobre decreto das armas: ‘sai em janeiro com toda a certeza’

Redação Remanso News

Deputado propõe ‘Minha Casa, Minha Vida’ para gays

Redação Remanso News

Deixe um comentário