25.2 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Número de internações por infarto aumentou mais de 150% de 2008 a 2022
Brasil

Número de internações por infarto aumentou mais de 150% de 2008 a 2022

Levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia aponta também que internações crescem no inverno

A média mensal de internações por infarto em homens no Brasil aumentou de 5.282,33 para 13.645,25 no período entre 2008 e 2022, representando uma elevação de 158,32%. Da mesma forma, a média mensal de internações por infarto em mulheres cresceu de 1.930,67 para 4.973,25, o que corresponde a um acréscimo de 157,59%.

Os dados fazem parte de um levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) no Sistema de Internação Hospitalar do DATASUS, do Ministério da Saúde. A abrangência são todos os pacientes brasileiros do Sistema Único de Saúde (SUS), em hospitais públicos e em hospitais privados que têm convênio com o SUS), o que representa de 70% a 75% do total de pacientes no Brasil.

A diretora-geral do INC, doutora Aurora Issa, cita como causas da elevação do número de infartos no país o envelhecimento populacional e aumento da obesidade, entre outros fatores. “O enfarto do miocárdio acontece em populações mais idosas. E sabemos também do aumento da prevalência da obesidade na população brasileira”, afirmou.

Ao analisar a sazonalidade dos casos, o INC constatou que os picos de internações por infarto ocorrem durante o inverno, enquanto os vales ocorrem durante o verão. A diferença entre os picos no inverno e os vales no verão varia a cada ano. No ano de 2022, essa diferença foi de 27,8% em mulheres e 27,4% em homens.

“O frio leva à contração dos vasos sanguíneos”, afirma Aurora Issa. “Outra explicação é o aumento do número de infecções no inverno. A pessoa que tem um infarto, na grande maioria das vezes, já tem a placa de gordura nas artérias. O que leva ao infarto é uma inflamação na placa e a formação de um trombo em cima dessa placa. As infecções muitas vezes são um gatilho para essa inflamação.”

De 2017 a 2021, 7.368.654 brasileiros morreram devido a doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte entre homens e mulheres no país. Aurora Issa enfatiza que a prevenção às doenças cardiovasculares passa pela adoção de um estilo de vida saudável, o que inclui uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

A Tarde

Publicidade

Posts relacionados

Agências bancárias ficarão fechadas na segunda e na terça de Carnaval

Redação Remanso News

Quadrilhas fraudam R$ 15 milhões do programa seguro-desemprego

Redação Remanso News

Aneel: tendência é conta de luz ter bandeira vermelha em outubro

Redação Remanso News

Ministério questiona Rondônia sobre desvio de 8.805 doses de vacina

Redação Remanso News

Governo vai pagar em setembro antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS

Redação Remanso News

Senado analisa mandato de 5 anos e afastar candidato que quer reeleição

Redação Remanso News

Deixe um comentário