29.5 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Bahia inicia nova etapa de vacinação contra a febre aftosa 
Bahia

Bahia inicia nova etapa de vacinação contra a febre aftosa 

A 2ª etapa de vacinação contra a Febre Aftosa teve início no dia primeiro de novembro e segue até o próximo dia 30 para bovinos de zero a 24 meses. Na última campanha, em maio de 2023, 94% do total de 4,5 milhões de animais nessa faixa etária foram vacinados contra a doença, impeditiva de exportação em diversos países.

Desde 1968, o estado da Bahia realiza a vacinação contra a febre aftosa, alcançando patamares superiores aos exigidos pelos organismos internacionais de sanidade animal e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). 

“Convocamos toda a cadeia produtiva para participar desta ação. A sociedade, empenhada e unida, pode fortalecer o segmento, ajudar a Agência nesta importante tarefa e impactar no desenvolvimento econômico em todos os territórios da Bahia. Ninguém faz defesa agropecuária sozinho e todos nós, juntos, fazemos a defesa agropecuária em nosso Estado”, avalia o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Sérgio Luz. Nesta etapa a Adab está dando ênfase também para outras duas ações essenciais na Defesa agropecuária: a geolocalização de propriedades e a vacinação de bezerras contra a Brucelose. 

Para o diretor de Defesa Animal, Carlos Augusto Spínola destaca que o trabalho contra a Aftosa requer esforço conjunto. “Coesão sempre foi característica do segmento e temos um imenso patrimônio da produção rural para defender. Por isso, temos certeza que a sanidade do rebanho é prioridade na pauta dos criadores”, enfatiza o diretor, lembrando que o último foco de febre aftosa identificado na Bahia ocorreu em 1997 e a partir daí o estado iniciou um intenso trabalho de combate à doença, incluindo a criação Adab, em 1999. 

“Temos que estar juntos em todas as ações, realizando as atividades de forma compartilhada e coordenada com sindicatos, cooperativas, frigoríficos e toda cadeia produtiva do agronegócio”, diz o Coordenador do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA-Ba), José Neder. “A Adab é um órgão que trabalha com prevenção de doenças para atestar a qualidade da produção, garantir a pujança do segmento na Bahia e, assim, promover o crescimento da pecuária baiana”. 

Fonte: Ascom Adab

Posts relacionados

2ª etapa de vacinação contra Febre Aftosa começa nesta quinta-feira (01)

Redação Remanso News

Governo do Estado prorroga suspensão das aulas e eventos na Bahia

Redação Remanso News

TCE e TCM identificam 1.548 servidores que acumulam cargos ilegalmente na Bahia

Redação Remanso News

Atividade de baiana de acarajé será profissão oficializada

Redação Remanso News

Programa Farmácia Popular fecha as portas em todo o país

Redação Remanso News

Bahia deve receber mais de R$ 3 bilhões em investimento na mineração

Redação Remanso News

Deixe um comentário