29.5 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Mundo
  • Ataque mata mais de 100 no Irã e eleva risco de guerra ampla no Oriente Médio
Mundo

Ataque mata mais de 100 no Irã e eleva risco de guerra ampla no Oriente Médio

O ataque ocorreu um dia depois de Israel matar em Beirute um líder do Hamas, Saleh al-Arouri  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Imagem de jorono por Pixabay

Mais de cem pessoas morreram em um ataque terrorista no Irã nesta quarta (3), elevando ainda mais a tensão no Oriente Médio e o risco de um alastramento regional da guerra entre Israel e seus adversários, ora focada no embate entre Tel Aviv e o grupo palestino Hamas.

A ação mirou uma cerimônia que marcava os quatro anos do assassinato pelos Estados Unidos do principal general iraniano, Qassim Sulemani, morto ao ser alvejado por um drone no aeroporto de Bagdá. Pelo menos 170 pessoas ficaram feridas.

Segundo a agência Tasnim, ligada à Guarda Revolucionária do Irã, duas bombas escondidas em pastas foram detonadas por controle remoto, uma a cerca de 700 metros do túmulo de Suleimani e outra, a quase 1 km, no cemitério de Kerman (820 km a sudeste de Teerã). Inicialmente, a contagem era de 73 mortos, mas foi refeita.

Ainda não houve acusação a Israel ou aos EUA pelo provocativo incidente, o qual não teve autoria reivindicada —há diversos grupos contrários a Teerã em operação no país. Suleimani, que era chefe da força de elite Quds, é herói nacional. Ele foi um dos principais artífices da expansão militar do Irã por meio de prepostos no Oriente Médio, notadamente o Hezbollah libanês, o Hamas palestino e os rebeldes houthi do Iêmen.

Com efeito, as forças ensaiam uma ordem unida, dissuadida em sua força até aqui devido à forte presença militar americana para proteger a guerra que Israel trava contra o Hamas na Faixa de Gaza, iniciada após o grupo terrorista atacar o país e deixar 1.200 mortos em 7 de outubro.

O atentado ocorre um dia depois de Israel matar em Beirute um líder do Hamas, Saleh al-Arouri. Foi a mais importante ação de Tel Aviv fora de suas fronteiras desde o início da guerra, ainda mais no quintal do Hezbollah.

A provocação dupla, para a qual Israel diz estar preparado para reagir de qualquer forma, levou o líder o grupo fundamentalista libanês, xeque Hassan Nasrallah, a anunciar um raro pronunciamento ainda nesta terça —o segundo em rede de TV desde o início do conflito.

Até aqui, o Hezbollah tem falado grosso, mas agido de forma comedida, assim como o Irã. O grupo tem trocado fogo com os israelenses diariamente e se orgulha de ter comprometido talvez 1/3 das forças do rival na frente norte, mas não escalou a guerra —o último combate aberto entre ambos os lados ocorreu em 2006.

Isso ocorre por diversos motivos: a presença ostensiva de dois grupos de porta-aviões em prontidão na região, o temor de perda de apoio popular numa guerra que não é bem vista pelos libaneses e porque o Irã, patrono do Hezbollah, também não deseja um conflito generalizado que abale ainda mais sua economia.

Tudo isso, claro, pode mudar numa fração de segundo. Enquanto isso, a rotina de escaramuças seguiu no norte israelense, com dois soldados feridos por mísseis antitanque lançados pelo Hezbollah, evento seguido pela retaliação de praxe de Tel Aviv.

No Telegram, o Hamas disse que a morte de seu líder em Beirute “prova que o inimigo é um perigo para a nação” e afirmou que o assassinato, por um ataque com drone, apenas “aumenta sua determinação em lugar”. Arouri era o número 2 da ala política do grupo terrorista.

Em Gaza, as operações seguem, apesar da redução de pessoal empregado determinada pelo governo de Binyamin Netanyahu. Ali, a retaliação israelense já matou mais de 22 mil pessoas e disparou uma crise humanitária inaudita na região.

Ainda não se sabe o plano de Israel, mas relatos na imprensa do país sugerem que pode haver um deslocamento de forças para o norte, visando selar de vez o sul libanês e retirar o Hezbollah para os limites da fronteira determinada em 2000 pelas Nações Unidas.

Se isso ocorrer, a ideia de escalada ganha força, a depender da reação do grupo xiita. Na outra frente secundária da guerra, mas talvez a mais importante hoje em termos de impacto mundial, os houthis voltaram a alvejar navios de carga no mar Vermelho, mas não os atingiram.

A ação mudou radicalmente o caminho do transporte marítimo no globo, 15% do qual passa pela região. Transportadoras passaram a fazer rotas mais longas, contornando a África, para ligar a Europa ao Oriente Médio e à Ásia.

Os EUA criaram uma força-tarefa, baseada em ativos já presentes na região contra piratas, para tentar coibir os ataques. No domingo (31), afundaram pela primeira vez lanchas de ataque houthis, levando à questão se o país de Joe Biden irá escalar sua ação e bombardear bases dos rebeldes aliados do Irã, que travam uma guerra civil desde 2014 no Iêmen.

Publicidade

Posts relacionados

Neymar mira dobrar seu salário após interesse do Manchester United, diz jornal

Redação Remanso News

Atirador abre fogo em bar da Califórnia e deixa mortos

Redação Remanso News

Explosão em padaria de Paris deixa três mortos e dezenas de feridos

Redação Remanso News

Explosão derruba prédios na França e deixa 5 pessoas mortas

Redação Remanso News

Justiça condena ex-presidente do Peru a 3 anos de prisão

Redação Remanso News

Donald Trump É Condenado A Pagar US$ 355 Milhões Por Fraude Empresarial

Redação Remanso News

Deixe um comentário