20 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Bahia sediará Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025
Bahia

Bahia sediará Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025

O Fundo Estadual de Recursos Hídricos da Bahia (FERHBA), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente (Sema), está apoiando a realização do Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025, que acontecerá nos dias 9 e 10 de outubro, em Salvador.

O evento que acontece pela primeira vez no nordeste é uma iniciativa conjunta do Programa Hidrológico Intergovernamental (PHI) da UNESCO e da Iniciativa ISARM Américas, em parceria com o Instituto Espinhaço e o Centro IDeSCA, além do Governo Federal e do Governo da Bahia, por meio da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

De acordo com o secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins, o evento será um marco para o fortalecimento das políticas ambientais do estado.
“A Bahia tem se consolidado como protagonista na agenda ambiental e sediar um encontro dessa dimensão é uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a gestão sustentável da água, um recurso essencial para a vida, para o desenvolvimento econômico e para a qualidade de vida da população. O seminário vai ampliar o diálogo e fortalecer parcerias rumo à COP 30”.

Segundo Maiana Pitombo, superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Sema, “o apoio do FERHBA ao Seminário Internacional Águas para o Futuro reforça a importância de integrar ciência, políticas públicas e participação social para enfrentar os desafios da gestão das águas. O evento amplia a capacidade do Estado de dialogar em escala global e de construir soluções inovadoras para garantir segurança hídrica, acesso à água de qualidade e adaptação às mudanças climáticas”.

Como preparatório para a COP 30, o seminário terá como foco os desafios da gestão da água e da sustentabilidade urbana, reunindo mais de 500 participantes, entre especialistas, gestores e representantes da sociedade civil. A programação contará ainda com palestrantes nacionais e internacionais, de mais de 40 países, promovendo intercâmbio de experiências e a construção coletiva de soluções para a segurança hídrica, um dos maiores desafios históricos da região.

“O apoio do fundo será destinado a despesas com hospedagem e alimentação dos palestrantes, locação de espaço, além de traslados entre aeroporto e hotel”, explicou a especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marlei Figueiredo. Além de destacar que o objetivo é garantir o suporte necessário para que o evento aconteça da melhor forma possível. “Fortalecendo o papel da Bahia no debate internacional sobre a segurança hídrica e o futuro da sustentabilidade”, completou.

Regido pelas normas estabelecidas na Lei nº 11.612 e pelo Decreto nº 12.024, de 25 de março de 2010, o FERHBA é dirigido por um Conselho Deliberativo composto por representantes da Sema e dos órgãos a ela vinculados, Inema e CERB, e por dois representantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), sendo um do setor usuário e um da sociedade civil, escolhido entre os seus pares.

Fonte: Ascom/Sema|Inema

Posts relacionados

Virada Salvador 2026 terá mais de 60 atrações e promete movimentar R$400 milhões

Redação Remanso News

Constesf, gestores e servidores municipais participam do UPB Itinerante, em Juazeiro

Redação Remanso News

Conta de Luz será Reajustada apartir de Quarta Feira

Redação Remanso News

Abates de Jumentos no interior Bahia são verdadeiros campos de concentração, alertam pesquisadores

Redação Remanso News

bancada da Bahia apoia PEC que acaba com alianças partidárias em eleições proporcionais

Redação Remanso News

Helicóptero que transporta funcionários da Petrobras é atingido por tiro durante voo em Salvador

Redação Remanso News

Deixe um comentário