25.4 C
Remanso, BR
16 de julho de 2025
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Abates de Jumentos no interior Bahia são verdadeiros campos de concentração, alertam pesquisadores
Bahia Destaque

Abates de Jumentos no interior Bahia são verdadeiros campos de concentração, alertam pesquisadores

Imagem registrada no dossiê ao MP-BA | Foto: Reprodução / Bahia Notícias

O número de jumentos abatidos no interior da Bahia atingiu níveis alarmantes nos últimos anos, impulsionado pela crescente demanda de exportação para mercados asiáticos. Nessas regiões, o couro e outros derivados do animal são utilizados na fabricação de medicamentos tradicionais e cosméticos — muitas vezes produzidos em ambientes comparados a campos de concentração, conforme alertam diversos pesquisadores.

Dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) revelam que, entre 2018 e 2024, cerca de 248 mil jumentos foram abatidos no país, representando uma redução de 94% da população da espécie em território nacional. A Bahia lidera o ranking tanto em número de abates quanto no risco à preservação da espécie.

Para o pesquisador Pierre Escobro, referência em estudos sobre impactos socioambientais no Nordeste, o cenário é crítico.“Se nada for feito, o jumento estará extinto do território brasileiro antes mesmo de 2030”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias, durante um evento de debate sobre o tema na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Escobro explica que o agravamento da situação na Bahia começou em 2018, com o crescimento do abate em larga escala. Naquele período, universidades como a Ufba, UFRB e a USP começaram a receber denúncias e mobilizaram estudos para investigar os impactos da atividade.

Fonte: BN

Posts relacionados

Notícias da Cidade: Campeonato Remansense já tem data para começar

Redação Remanso News

Eleições 2018: Pesquisa do DataFolha aponta novos números para presidente. Confira:

Redação Remanso News

Remanso comemora 117 anos nesta quarta-feira (09); Confira programação

Redação Remanso News

Prefeituras de Remanso, Pilão Arcado, Casa Nova, Campo A. de Lourdes, Sento Sé e região receberam nesta sexta-feira (09), o primeiro FPM de novembro com alta de 19,76%

Redação Remanso News

Confira o nível dos Reservatórios de Sobradinho e Três Marias

Redação Remanso News

Afonso é o novo prefeito de Pilão Arcado

Redação Remanso News

Deixe um comentário