26 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Comissão presidida por Zó realiza audiência e discute limites territoriais de Salvador e Lauro de Freitas
Destaque

Comissão presidida por Zó realiza audiência e discute limites territoriais de Salvador e Lauro de Freitas

fim-da-reuniao-sobre-a-divisao-territorial-de-salvador-e-lauro-de-freitas

A Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação, presidida pelo deputado estadual Zó (PCdoB), apresentou nesta quarta-feira (30) estudos técnicos sobre a delimitação territorial aos representantes as cidades de Lauro de Freitas e de Salvador.

Da capital baiana, compareceram José Sérgio Guanabara e Elba Guimarães, ambos da Secretaria Municipal de Urbanismo.  Já  Lauro de Freitas contou com a presença dos vereadores Luis Maciel de Oliveira (Lula), César Augusto, Anderson Santos (Decinho) e da assessora da deputada federal e prefeita eleita Moema Gramacho, Laís Chaisuk.

Durante a audiência, o secretário Sérgio Guanabara destacou que a prefeitura de Salvador estar disposta a resolver a situação.  “Este é o momento oportuno para discutir esse assunto, ouvindo de fato a população, esse é o propósito nosso que a população não seja prejudicada”, destacou.

Após a apresentação dos estudos realizado pelos técnicos da Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos (SEI), através do seu diretor Cláudio Emílio Pelosi e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com Manuel Lamartin,  os representantes dos municípios expuseram suas opiniões e sugestões para  resolução do impasse. Após o longo debate, a comissão acatou o pedido para a  realização de novas reuniões, possibilitando assim,  mais debates.

Manuel Lamartin do IBGE pontuou a produtividade da reunião e o aprofundamento da questão. “Estamos enfrentando uma cobrança muito grande da sociedade. A população  que mora  naquela faixa vem  sofrendo com essa situação e muitas  estão tendo duas cobranças do IPTU, itens básicos não são realizados por conta da indefinição”, destacou. Ainda segundo Lamartin, o impasse  gera também  problemas jurídicos impossibilitando os moradores de exercer a plena cidadania.

De acordo com o presidente do colegiado, o deputado Zó, cada passo para resolver essa questão é importante e requer estudos. “Tenho convicção que vamos acabar com o conflito em breve. Estamos com o compromisso de nos debruçar para entrar em um consenso, tudo baseado em conhecimentos técnicos e respeitando, em especial, o sentimento de pertencimento da população”, apontou.

O deputado ainda relatou que a reunião  foi o início de uma discussão sobre o assunto e que tem consciência da responsabilidade e dedicação que o tema merece.  Novos encontros para discussão  já estão sendo agendados.

Com Informações Nina Dourado

Posts relacionados

Em Salvador, Haddad diz esperar crescer ‘3 ou 4’ pontos com apoio de Ciro

Redação Remanso News

Remansenses são selecionados pelo programa NEOJIBA (PROCEC) núcleo estadual de orquestras juvenis e infantis da Bahia

Redação Remanso News

De olho nas eleições de 2018, Wagner estaria evitando o Palácio do Planalto

Redação Remanso News

Criticado por blindar dados, Governo quer votar reforma nesta terça-feira 23

Redação Remanso News

Uso do FGTS para consignado só deve sair em setembro

Redação Remanso News

Eduardo Bolsonaro sobre reunião de Vieira e Rubio: ‘A realidade se impõe’

Redação Remanso News

Deixe um comentário