27.3 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Ministro diz que é o cachorro que abana o rabo e procuradores pedem ao STF providências contra Gilmar Mendes
Brasil

Ministro diz que é o cachorro que abana o rabo e procuradores pedem ao STF providências contra Gilmar Mendes

A ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) divulgou uma carta aberta direcionada aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) em que pede providências em relação à atuação do ministro Gilmar Mendes, que, para a entidade, coloca em dúvida a credibilidade do tribunal.

A ANPR representa cerca de 1.300 procuradores da República em todo o país. “Não é de hoje que causa perplexidade ao país a desenvoltura com que o ministro Gilmar Mendes se envolve no debate público, dos mais diversos temas, fora dos autos, fugindo, assim, do papel e do cuidado que se espera de um juiz, ainda que da Corte Suprema. Salta aos olhos que, em grau e assertividade, e em quantidade de comentários, sua excelência se destaca e destoa por completo do comportamento público de qualquer de seus pares”, diz a carta.

O texto menciona a atuação de Mendes no processo que envolve o empresário Jacob Barata Filho, conhecido no Rio como “rei do ônibus”. No dia 17, Mendes concedeu habeas corpus a Barata Filho. Pouco depois, o juiz federal Marcelo Bretas determinou novamente a prisão preventiva do empresário. Na sexta (18), o ministro do STF deu nova decisão e soltou Barata Filho. Mendes foi padrinho de casamento de uma filha do empresário que, em 2013, se casou com um sobrinho da mulher do ministro do Supremo. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a suspeição de Mendes no caso, apontando também a relação de sociedade entre Barata Filho e o cunhado do ministro.

A Procuradoria sustentou ainda que a mulher de Mendes, Guiomar Mendes, trabalha no escritório de advocacia de Sergio Bermudes, ligado a alguns dos investigados nesse caso. Janot pediu à ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, que os atos de Mendes sejam considerados nulos e que o ministro seja ouvido para esclarecer os fatos. A carta da ANPR endossa o pedido.

“O ministro Gilmar Mendes não só se dirigiu de forma desrespeitosa ao juiz federal que atua no caso [Bretas], afirmando que, ‘em geral, é o cachorro que abana o rabo’, como lançou injustas ofensas aos procuradores da República que oficiam na Lava Jato do Rio de Janeiro, a eles se referindo como ‘trêfegos e barulhentos”, diz a carta.

Folha S.Paulo Fotos: Ultimo Segundo

Posts relacionados

Pesquisa de brasileiro pode reduzir incidência de Alzheimer e Parkinson

Redação Remanso News

Doria admite ser vice de Alckmin e volta a defender aliança de centro

Redação Remanso News

Senadores aprovam projeto que retira poder dos juízes de primeira instância

Redação Remanso News

Ministro da cultura pede demissão do governo

Redação Remanso News

Partido político não pode ter sede fora de Brasília, decide TRF-4

Redação Remanso News

Geração instantânea de energia eólica no Nordeste tem novo recorde

Redação Remanso News

Deixe um comentário