26 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Remanso inicia reuniões para implantação do Plano de Saneamento Básico no município
Destaque

Remanso inicia reuniões para implantação do Plano de Saneamento Básico no município

O Município de Remanso está em fase de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), ao qual foi viabilizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e está sendo elaborado pela empresa Projeta Engenharia. Além disso, para elaboração do PMSB , com o apoio técnico e operacional da Prefeitura de Remanso. Os PMSB têm o objetivo de consolidar os instrumentos de planejamento e gestão afetos ao saneamento, visando à universalização do acesso aos serviços. Busca também garantir qualidade e suficiência no suprimento dos mesmos, proporcionando melhores condições de vida à população e das condições ambientais, tendo como horizonte de planejamento um período de 20 (vinte) anos, incluindo metas de curto, médio e longo prazos.

Nesse sentido, estamos iniciando a fase de diagnóstico técnico participativo sobre a situação do saneamento municipal. O Diagnóstico é a base orientadora do PMSB, e consolida os levantamentos realizados em campo pelos técnicos da equipe da Projeta Engenharia e soma à percepção da população, por meio de diálogos realizados nas oficinas setoriais. A fase de diagnóstico contempla a caracterização e avaliação dos quatro eixos do saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana e manejo das águas pluviais), assim como outras informações relevantes para a construção e melhoria do entendimento do quadro do saneamento no município. Esse Diagnóstico permitirá traçar o panorama da situação atual e futura e planejar as ações e investimentos estruturais e estruturantes em curto, médio e longo prazo para o setor de saneamento básico. Para a realização desta atividade, os conhecimentos e experiências de cada participante são valorizados, ampliando o leque de discussões sobre o tema. A atividade terá duração média de duas a três horas.

O público alvo para essa atividade refere-se a toda população municipal, além dos atores sociais dos segmentos envolvidos com a temática de saneamento básico, como prestadores de serviços, cooperativas/associações de trabalhadores com materiais recicláveis, grandes geradores de resíduos e efluentes, funcionários públicos, conselhos municipais, tais como de Saúde, Meio Ambientes e Educação, Organizações Não governamentais (ONGs) e demais instituições ligadas ao Meio Ambiente, entidades representativas de bairros e/ou regiões do Município, de forma a permitir a atuação efetiva dos atores chaves no processo e elaboração do PMSB.

Programação das Oficinas Setoriais de Diagnóstico Técnico Participativo

07/11 – 09:00hs – Sede – Auditório da Universidade Aberta do Brasil – UAB

07/11 – 14:00 – Povoado de Espinheiro – Colégio Municipal Dr. Demosthenes Guanaes Pereira

08/11 – 9:00 – Povoado de Marcos – Colégio Municipal Olindina Sá Bandeira

08/11 – 14:00 – Povoado de Malhadinha – Colégio Municipal Profª Zilnoura Moura Rodrigues

09/11 – 09:00 – Povoado de Estacada – Escola Municipal Santo Antônio.

Da Redação

Posts relacionados

Em depoimento, Dilma diz que Lula ‘jamais interferiu’ em seu governo

Redação Remanso News

Prefeitos têm até 5 de maio para apresentarem contas de fevereiro ao TCM

Redação Remanso News

MP de Remanso deflagra operação e efetua prisões em Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

TSE cobra a partidos devolução milionária de recursos por prestação de contas irregular

Redação Remanso News

Governo antecipa crédito de mais de R$ 4 milhões do Mais Futuro para estudantes das universidades estaduais

Redação Remanso News

Bastidores:Lula perde espaço no Planalto

Redação Remanso News

Deixe um comentário