27.3 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Secretaria da Saúde celebra 14 anos do SAMU em Juazeiro
Bahia Juazeiro

Secretaria da Saúde celebra 14 anos do SAMU em Juazeiro

Na manhã desta segunda-feira (20), a equipe que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e representantes da Secretaria da Saúde Municipal celebraram os 14 anos de existência do órgão. A data foi comemorada com dinâmica de grupo, sorteio de brindes, coffee break e som voz e violão.

O evento contou a participação da superintendente da Atenção Especializada Cilene Duarte, a equipe de Educação Permanente e Humanizada e da Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro que deu as boas vindas aos participantes e parabenizou a dedicação dos profissionais que atuam na unidade. Durante a comemoração também houve um breve resumo da história do SAMU na região e para finalizar uma oração de agradecimento.

“O dia de hoje é motivo de reconhecimento pelo excelente serviço prestado e o trabalho desses profissionais é de grande relevância para saúde complementar da população de Juazeiro e também dos demais municípios assistidos por nossos serviços” ressalta Fabíola Ribeiro. De acordo com a secretária, a gestão municipal vem buscando, através de parcerias, melhorar as condições do serviço da SAMU como equipamentos e ambulância.

O condutor socorrista Neilson Raimundo da Silva trabalha no SAMU regional desde a fundação e relata um caso que marcou a sua trajetória. “Uma mulher que foi transportada pela nossa equipe para a maternidade teve uma parada cardíaca no caminho. Fizemos os primeiros socorros e, dias depois ela veio agradecer, porque estava com vida e satisfeitíssima com o nosso trabalho. Algo assim é melhor que ganhar na loteria, pois a vida de uma pessoa não tem preço”, descreve Neilson

“Nesta data tão especial gostaria de agradecer o empenho dos 105 servidores que trabalham na urgência e emergência da nossa população e pelas vidas que foram salvas ao longo desses 14 anos de atuação no SAMU em Juazeiro,” pontua a diretora do SAMU regional, Lara Ramos.

O SAMU, serviço de urgência e emergência funciona através da Central de Regulação Regional, foi inaugurado em 20 de agosto de 2004 e desde então vem passando por várias etapas de ampliação do serviço. No início existiam apenas três unidades móveis básicas, a Central de Regulação e duas unidades de suporte avançado.

Em março de 2008 a cobertura foi ampliada para cinco unidades móveis, sendo quatro unidades básicas e uma de suporte avançada.  Atualmente a equipe do SAMU conta com o apoio da motalânçia, com um técnico de enfermagem conduzindo a moto para agilizar ainda mais o atendimentos. No ano de 2011 o SAMU de Juazeiro foi regionalizado e a cobertura ampliada para atender a mais 10 municípios da região. Diariamente a equipe do SAMU registra cerca de 60 ocorrências entre os municípios assistidos.

Elinete Carvalho / Estagiária SESAU

Posts relacionados

Bahia gerou mais de 30% da energia eólica e solar do país em 2019

Redação Remanso News

Terminam nesta segunda-feira (13) inscrições para processo seletivo da educação na Bahia

Redação Remanso News

PGE esclarece sobre situaçâo de funcionarios da EBDA

Redação Remanso News

Frente Brasil Popular repudia reajuste da tarifa de ônibus da capital

Redação Remanso News

Festival Internacional da Sanfona chega à quinta edição em Juazeiro

Redação Remanso News

Após reclamação de comunitário, secretaria envia nota sobre funcionamento da Praça da Juventude de Juazeiro

Redação Remanso News

Deixe um comentário