27.8 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Setembro também é o mês de conscientização sobre o câncer de intestino
Destaque Petrolina

Setembro também é o mês de conscientização sobre o câncer de intestino

Setembro é um mês de várias cores, de acordo com o calendário da saúde. O amarelo representa a prevenção ao suicídio, e o verde faz referência à campanha nacional de doação de órgãos, assim como promove um alerta sobre o câncer de intestino – o segundo que mais mata no mundo.

Sobre este último, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) traz algumas informações. “No Brasil, o câncer de cólon e reto [intestino] é menos frequente apenas que os tumores de próstata e mama, mas ainda é pouco conhecido pela população. Por isso a necessidade de esclarecimento”, ressalta a coloproctologista, Bruna Spíndola.

A doença acomete principalmente pessoas acima dos 50 anos, indivíduos que possuem histórico de câncer no intestino na família, fumantes e obesos. Geralmente surge a partir de um pólipo (lesão frequentemente benigna) que cresce na parede do intestino e pode se tornar um câncer, por isso deve ser diagnosticado e retirado precocemente.

Os sintomas mais frequentes são: sangramento nas fezes, mudança no ritmo intestinal (constipação ou diarreia), fezes em fita, anemia e emagrecimento. O principal exame para o diagnóstico e prevenção desse tumor é a colonoscopia. “Quanto antes o câncer for diagnosticado maiores são as chances de cura”, informa a médica.

Prevenção, nesse e em outros casos, é sempre fundamental. Por isso, o Setembro Verde foi criado. A campanha visa reforçar os métodos preventivos e alertar a sociedade sobre os riscos da doença. “Além do diagnóstico precoce, existem outras formas de prevenção, que incluem modificações no estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis. Diante de qualquer sintoma anormal no padrão de saúde, deve-se procurar um médico ou serviço de saúde”, finaliza a especialista.

Ascom UPAE

Posts relacionados

Raimundo Nonato avalia quadro político e administrativo de Pilão Arcado

Redação Remanso News

Pis/Pasep: Abono Salarial Começa A Ser Pago Nesta Quinta-Feira (15)

Redação Remanso News

Mulher de Sérgio Moro diz que vai retirar página de apoio ao marido do Facebook

Redação Remanso News

Eduardo Cunha confirma que decisão sobre impeachment sai em novembro

Redação Remanso News

Juazeiro sedia o 1° encontro formativo para dirigentes municipais do território sertão do São Francisco

Redação Remanso News

Campo A. de Lourdes receberá dinheiro de Repatriação com previsão no valor de R$ 1.108.170,09

Redação Remanso News

Deixe um comentário