27.8 C
Remanso, BR
1 de maio de 2024
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • Professores vão representar Juazeiro em Congresso Paradesportivo Internacional
Juazeiro

Professores vão representar Juazeiro em Congresso Paradesportivo Internacional

Dois professores da rede municipal de Juazeiro (BA) vão representar a cidade no no 6º Congresso Paradesportivo Internacional, o maior evento científico do seguimento que acontecerá de 1º a 4 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os profisisonais que tiveram trabalhados aprovados para o evento são: Natanael Barros, da Escola Argemiro e Elionaldo Bringel, da Escola Terezinha Ferreira e vencedor do Prêmio Professores do Brasil 2018.

Com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos em prol do desporto paralímpico, pesquisadores, doutores, mestres e estudantes de Educação Física terão a oportunidade de participar das mais de 29 atrações durante os quatro dias do evento. O evento contará com a participação de mais de 1.100 inscritos de oito países: Brasil, Botsuana, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos e Paraguai.

Os trabalhos aprovados de Juazeiro surgiram após o projeto de pesquisa de mestrado do professor Natanael, que se dedicou a investigar os efeitos da canoagem na coordenação motora de crianças e adolescentes com síndrome de Down, de Juazeiro e da vizinha cidade de Petrolina (PE). O projeto atende 08 crianças com Síndrome de Down e 06 adultos com deficiência motora, que participam das aulas práticas no Rio São Francisco e na piscina da Univasf.

Trabalhos

Os trabalhos aprovados foram: ‘Adaptação de um protocolo para mensurar a aptidão cardiorrespiratória em pessoas com deficiência motora que praticam paracanoagem’; ‘Adaptação do teste rast para mensurar a potência anaeróbia em praticantes de paracanoagem’; ‘A extensão universitária como meio de formação profissional para atuar na paracanoagem’; ‘Efeitos de 8 semanas de treinamento de canoagem no equilíbrio dinâmico de crianças com Sídrome de Down’; ‘Efeitos de um programa de 8 semanas de canoagem no equilíbrio estático de crianças com Sídrome de Down’.

No total foram aprovados seis trabalhos dos professores do município e membros do Grupo de Pesquisa em Atividade Física Adaptada (GEPAFA), coordenado pelo professor da Univasf Leonardo Gasques, e que busca desenvolver as competências necessárias ao profissional de Educação Física e de áreas afins para atuar com pessoas com deficiência. O GEPAFA atua em três linhas de ação: esporte adaptado, inclusão, desenvolvimento motor e maturação de crianças e adolescentes com deficiência.

Por: Carlos Britto

Posts relacionados

Instituto de Previdência de Juazeiro retornará com os atendimentos presenciais agendados

Redação Remanso News

Mais um caminhão tomba em contorno próximo ao Mercado do Produtor de Juazeiro

Redação Remanso News

Prefeitura registra grande procura por concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval de Juazeiro 2019

Redação Remanso News

Juazeiro começa a vacinar idosos acima de 90 anos nesta segunda-feira (01)

Redação Remanso News

Comando do CPRN apresenta novo comandante da 74ª CIPM de Juazeiro

Redação Remanso News

Juazeiro tem primeira morte por Covid-19 confirmada nesta sexta-feira, 17

Redação Remanso News

Deixe um comentário