25.6 C
Remanso, BR
3 de maio de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Convênio dinamizará produção de Mamona na Bahia
Bahia Destaque

Convênio dinamizará produção de Mamona na Bahia

Foi assinado, na ultima sexta-feira (9), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador, um convênio voltado para o fortalecimento da produção de mamonas nos Territórios de Identidade Piemonte da Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Chapada Diamantina e Irecê, localizados na região semiárida da Bahia. 

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, e a Cooperativa Mista de Produção, Aquisição e Serviço do Estado da Bahia (Coopersertão), assinaram o documento. A ação faz parte do projeto Bahia Produtiva e integra o Edital de Alianças Produtivas Territoriais.

O convênio vai beneficiar 1,1 mil famílias de cooperados e quatro entidades vinculadas, envolvendo jovens, mulheres, comunidades quilombolas, assentados da reforma agrária, que tem na mamona a principal fonte de renda. O investimento total é de R$ 2,5 milhões. São 6,6 mil hectares plantados, com uma produção de 500 quilos de mamona por hectare, ao ano. 

A expectativa é que, com a implantação do projeto, o aumento da produção seja de 30%, com ações que incluem desde a produção de sementes certificadas, que serão distribuídas aos beneficiários; o uso do trator, com implementos agrícolas; a construção de galpões, para armazenamento da produção e a utilização de equipamentos para o beneficiamento da mamona, além de um contrato para a comercialização da produção com a Petrobrás Bio Combustíveis.

De acordo com o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, desde 2015, quando o Governo do Estado lançou o oficialmente o projeto, o objetivo era fortalecer as cadeias produtivas na Bahia. “O projeto tem a finalidade de fortalecer e tornar sustentáveis as cadeias produtivas. A mamona, uma planta típica do semiárido, tem um mercado aberto, com utilização não somente para combustíveis, mas também para uso medicinal, alimentação animal, e o território de Irecê tem sido um referencial”, afirma. 

Fonte: Ascom/SDR

Posts relacionados

Festa da Padroeira de Remanso 2019, confira a programação

Redação Remanso News

Governo prepara plano de demissão voluntária para servidores federais

Redação Remanso News

Medições para titularização de terra são retomadas em Juazeiro

Redação Remanso News

Cesta básica fica mais cara em quase todas as capitais em janeiro

Redação Remanso News

Governo do Estado cadastra profissionais de eventos e entretenimento

Redação Remanso News

Adab reforça cuidados para evitar moscas-dos-estábulos

Redação Remanso News

Deixe um comentário