25.2 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
Destaque

Deputado estadual Zó participa de debate

11245408_840757372669896_312008433_n

Na manhã da ultima sexta-feira (8), o deputado estadual Zó (PCdoB) participou de um debate em Juazeiro sobre a crise hídrica que vem atingindo a região do Vale do São Francisco. Promovido por uma emissora de rádio da cidade, o encontro também contou com a participação do superintendente da 6ª Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODESVASF), Alaor Grangeon, do presidente do Instituto da Fruta, Ivan Pinto e do prefeito do município, Isaac Carvalho (PCdoB).

Considerado o polo mais desenvolvido da fruticultura no Brasil, atualmente a região vem passando por um problema grave no abastecimento de água destinada para a agricultura irrigada, que preocupa tanto os produtores como as autoridades políticas.  Estima-se que a atividade agrícola seja responsável por gerar mais de 240 mil empregos diretos e mais de 800 indiretos. Caso não seja encontrada uma solução em médio prazo, toda a região poderá ser prejudicada.

De acordo com Ivan Pinto, a agricultura irrigada no vale movimenta uma economia  em torno de dois bilhões  de reais e  interrompida poderá desencadear outros problemas para a região como por exemplo, o desemprego.  Ainda segundo Ivan, em comparação ao mesmo período no ano passado, a vazão do Lago de Sobradinho era de 57%, hoje está com 21%. “Se continuar baixando assim, não teremos mais como captar água e atividade será paralisada”, afirmou.

Para Zó, que está à frente dessas discussões na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a situação merece uma atenção maior. “O Vale do São Francisco é destaque nacionalmente, as frutas aqui cultivadas são exportadas para vários países então precisamos e queremos uma solução”, disse o deputado que recentemente propôs uma audiência pública em Salvador com a presença dos técnicos da Codevasf e dos produtores.

De acordo com Alaor Grangeon, vários relatórios e projetos já foram elaborados. A questão agora gira em torno da captação de recursos. “É necessário cerca de 120 milhões de reais apenas para adotar medidas emergências e instalação das flutuantes tanto nos projetos irrigados de Juazeiro como em Petrolina. Juazeiro precisa apenas de 10 milhões, porém estamos engajados na luta para resolver o problema do vale”, ressaltou Grangeon.

“Como deputado eleito pela região e suplente na Comissão de Agricultura da assembleia, tenho obrigação de ir buscar medidas junto aos órgãos competentes. Agora é uma ação de gestão”, concluiu Zó.  Na próxima semana, uma reunião já está sendo agendada com o secretário de relações institucionais do estado e o prefeito Isaac Carvalho. Como ponto de pauta, elaborar um discurso para sensibilizar ainda autoridades sobre o problema.

Informações:Nina Dourado

Posts relacionados

Ministro da Comunicação Social de Dilma pede demissão

Redação Remanso News

Confira o nível dos Reservatórios de Sobradinho e Três Marias

Redação Remanso News

Copa nordeste de futebol de base 2017

Redação Remanso News

Nascidos em setembro e outubro sem conta na Caixa podem sacar FGTS

Redação Remanso News

Luciano Huck decide não disputar a Presidência da República em 2018, diz coluna

Redação Remanso News

Marcelo das loterias Paraíba parabeniza a todas as Mulheres Remansenses pelo seu dia

Redação Remanso News

Deixe um comentário