28.2 C
Remanso, BR
2 de maio de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Justiça condena Igreja Universal por determinar esterilização de pastores
Destaque

Justiça condena Igreja Universal por determinar esterilização de pastores

A Igreja Universal do Reino de Deus é alvo de processos judiciais movidas por ex-pastores da instituição religiosa sob argumento de que a entidade teria os forçado a fazer vasectomia, um procedimento médico de esterilização para homens.

O ex-pastores relataram que o procedimento médico garante o ingresso, a permanência ou a ascensão nos quadros da igreja. Segundo a Folha de S. Paulo, as alegações e os relatos dos religiosos são similares. Neles, os ex-pastores indicam que a esterilização é um tipo de política de recursos humanos, pelo motivo de que se não tiverem filhos, os religiosos estariam mais disponíveis para mudar de cidade a mando da igreja. A instituição é responsável pelo custeio da família dos religiosos.

A Igreja Universal negou a prática de imposição de vasectomia. Entre os argumentos apresentados pela instituição, ela diz que saiu vencedora de processos ajuizados contra a igreja e afirma que estimula o planejamento familiar dos casais.

A reportagem da Folha aponta que a igreja é alvo de processos movidos na Justiça do Trabalho, em que a Universal já foi condenada em primeira e segunda instâncias em diferentes casos. Há também uma condenação no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O caso mais recente apreciado pela Justiça é trazido na reportagem da Folha. Nele o  Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2) condenou a Igreja Universal, em segunda instância, a pagar uma indenização no valor de R$ 115 mil por danos morais e materiais ao ex-pastor Clarindo de Oliveira, de 44 anos. O religioso foi membro da Universal e prestou serviços à instituição religiosa entre 1994 e 2010 em templos no Brasil e em Honduras.

Na decisão publicada em 7 de maio deste ano, a relatora do caso, desembargadora Silvana Ariano, disse que há a confirmação da “prática de imposição de vasectomia” pela Universal.

BN

Posts relacionados

Governo autoriza reajuste de 9,32% nos serviços prestados pelos Correios

Redação Remanso News

Remanso está há vários dias sem registrar novos casos de coronavírus

Redação Remanso News

Eleitores de Remanso, Campo A. de Lourdes, Pilão Arcado, Sento Sé, Casa Nova, Juazeiro e região que tiveram títulos cancelados poderão votar nas próximas eleições, diz TSE

Redação Remanso News

Boletos vencidos começam a ser aceitos em qualquer banco

Redação Remanso News

Ministro da Comunicação Social de Dilma pede demissão

Redação Remanso News

Quem diria: Prefeito de Remanso, da aquele jeitinho pra dar atendimento privilegiado para coligados em hospital particular, enquanto a população sofre para ter atendimento na saúde do município, aponta denuncia

Redação Remanso News

Deixe um comentário