30.4 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Após 580 dias preso, Lula pode ser solto após decisão do STF
Destaque

Após 580 dias preso, Lula pode ser solto após decisão do STF


Lula a caminho da Polícia Federal no dia de sua prisão em 04 de abril de 2018
Felipe Rau/Estadão Conteúdo – 7.4.2018

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso há 1 ano, sete meses e um dia na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná, pode ser solto após a votação desta quinta-feira (7) do STF (Supremo Tribunal Federal) contra a prisão após segunda instância.

“O Lula vai ser beneficiado com esta decisão, pois a condenação dele já foi declarada pela terceira instância, que é o STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas como seu recurso ainda não foi julgado pelo STF, ele deverá ser solto a partir da publicação desta recente decisão ou por meio de pedido de soltura da defesa”, afirmou a advogada constitucionalista Vera Chemin.

Lula cumpre pena desde o dia 7 de abril após ter sido condenado pela Lava-Jato em 2017, no processo do tríplex do Guarujá, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação foi confirmada em segunda instância pelo TRF-4, em 2018, com pena de 12 anos e um mês. 

Em abril deste ano, a pena foi reduzida para 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão   por decisão da Quinta Turma do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) em abril deste ano, sendo está a terceira instância.

Os advogados do ex-presidente já anunciaram que vão pedir a soltura imediata de Lula, o que também depende da análise da juíza responsável pelo caso.

Enquanto isto, uma nova prisão só poderia ocorrer após o processo que Lula está envolvido transitar em julgado, um termo jurídico para uma decisão definitiva, onde não há mais possibilidades de recurso.

No caso de Lula, como exemplificou a advogada Vera Chemin, ele ainda não teve seu caso analisado pela última instância, que é o próprio STF (Supremo Tribunal Federal).

Os advogados do ex-presidente, reafirmam que Lula é inocente, que o julgamento foi feito de forma parcial e pedem a absolvição de Lula e a tendência é que agora eles concentrem esforços para conseguir uma absolvição junto ao Supremo Tribunal Federal. 

Umas das formas que Operação Lava Jato tem para recuperar o dinheiro desviado da Petrobras é leiloando os bens dos réus.

Imóveis, automóveis, lancha, relógios e até mesmo vinho já foram a leilão. Os recursos arrecadados com a venda dos bens são depositados em uma conta judicial e podem retornar aos cofres da Petrobras

Panela, cueca e calcinha! Políticos são criativos pra esconder a grana

Foto: Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal / Divulgação

Do R7

Posts relacionados

Senador Alavaro Dias vê possível irregularidade em premio recorde da Mega-Sena

Redação Remanso News

Globo É Condenada Em R$ 300 Mil E Perde Os Direitos De Transmissão De Clube Da Série A; Saiba Qual

Redação Remanso News

Feijão, arroz, café, açúcar, óleo de soja e manteiga tiveram forte aumento no ano de 2016

Redação Remanso News

Cheia no Rio São Francisco causa prejuízo em Sergipe

Redação Remanso News

Preço médio do litro do diesel cai 0,9% nos postos, para R$ 5,57 na semana

Redação Remanso News

Retrocesso: Justiça diz que corte em orçamento inviabilizará voto eletrônico em 2016

Redação Remanso News

Deixe um comentário