25.9 C
Remanso, BR
2 de maio de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • CGU investiga funcionários e ex-funcionários envolvidos em esquema
Destaque

CGU investiga funcionários e ex-funcionários envolvidos em esquema

1d2a28ad163628790db181901dae3aa1

A Controladoria-Geral da União (CGU) investiga 58 empregados e ex-empregados da Petrobras suspeitos de terem participado em desvios nos contratos da estatal.

A lista completa tem sido mantida sob sigilo, mas a TV Globo confirmou nomes e o número de investigados. Todos são alvo de processo pela controladoria, que está pedindo informações, coletando provas e colhendo depoimentos.

São ex-dirigentes, funcionários e gerentes que atuaram em contratos da refinaria Abreu e Lima (PE), da empresa SBM Offshore e que supostamente tiveram participação em desvios investigados na Operação Lava Jato. Algumas pessoas já se desligaram da empresa.

Além de nomes já conhecidos – como o ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli, os ex-diretores Nestor Cerveró (Diretoria Internacional), Renato Duque (Serviços), Paulo Roberto Costa (Abastecimento) e Jorge Zelada (Diretoria Internacional) – a lista inclui funcionários e ex-funcionários do chamado “terceiro escalão”, que executavam ordens e tinham atuação mais direta nos contratos.

As investigações desses 58 estão em fases diferentes de apuração, algumas no início do processo. Outros funcionários estão sendo ouvidos em depoimentos, para que apresentem a defesa.

De acordo com o tipo de infração cometida, a CGU pode proibi-los de ocupar cargo público pelo prazo de cinco anos ou, até mesmo, impedi-los de retornar ao serviço público.

A depender das conclusões da controladoria, os funcionários e ex-funcionários da Petrobras podem ficar inelegíveis por oito anos, nos termos da Lei da Ficha Limpa.

A expectativa de pessoas ligadas à investigação é que os processos, com suas respectivas punições, sejam concluídos até o fim do ano. Um dos casos mais recentes e de grande repercussão em que a CGU aplicou a sanção máxima (demissão do serviço público) foi o da ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha.

Camila Bomfim
G1

Posts relacionados

Governo do Estado entrega mais de 60 viaturas para atender a população de 40 municípios baianos, Remanso, Sento Sé, Juazeiro e Xique-Xique são contemplados

Redação Remanso News

Remanso: Acidente deixa três pessoas feridas na BR 235

Redação Remanso News

Secretaria de saúde de Sento-Sé contesta denúncia sobre fechamento de hospital

Redação Remanso News

PM deflagra “Operação Força Total” contra criminalidade nos 53 municípios do norte da Bahia

Redação Remanso News

Notícias da Cidade: Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite termina nesta sexta (31) em Remanso

Redação Remanso News

Com apoio da Prefeitura de Remanso, foi realizada 9ª Feira Sociocultural e Saúde da Mulher

Redação Remanso News

Deixe um comentário