21 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Casa Nova
  • “Seremos o primeiro! ”, afirma Prefeito de Casa Nova sobre produção da fruticultura
Casa Nova

“Seremos o primeiro! ”, afirma Prefeito de Casa Nova sobre produção da fruticultura

A pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM) do IBGE, que está consolidado os números de 2020, trouxe uma excelente notícia para Casa Nova: o município ocupa a terceira colocação entre todos os produtores de manga no Brasil. 

Casa Nova experimentou um crescimento de 4,7% no valor gerado pela manga, chegando a R$ 155,1 milhões em 2020.  Diferente de todos os outros municípios, que mantém a mesma extensão das plantações, com poucas variações, o município de Casa Nova, continua aumentando aceleradamente a área utilizada para fruticultura. 

“Seremos o primeiro” – diz Wilker Torres (PSB), prefeito no seu segundo mandato – “Temos muita terra cultivável, temos água, uma rede rodoviária em excelente estado para o escoamento da produção, mão de obra capacitada. Estamos a 40  minutos do maior aeroporto de exportação do Nordeste. Tudo trabalha a nosso favor” 

Uma característica importante que pesa na análise do Prefeito e no seu otimismo, além do custo das terras e da irrigação ser consideravelmente mais compensador, a diversidade da fruticultura local, destacando-se a manga, uva, coco, banana e dezenas de outras frutas, atrai investidores que beneficiam toda a cadeia produtiva, gerando um círculo virtuoso que leva a mais produção. 

A PAM 

A pesquisa da Produção Agrícola Municipal faz seu levantamento a partir da coleta de dados sobre 66 produtos em todos os municípios do país. Para isso, o IBGE se utiliza de fontes secundárias de informação (associações de produtores, órgãos públicos e entidades ligadas à agricultura, dentre outros). Dos 66 produtos investigados, 45 são cultivados na Bahia e 38 deles (84,44%) apresentaram crescimento no valor de produção entre 2019 e 2020. A performance fez a participação da Bahia subir no valor total gerado pela agricultura brasileira, saindo de 5,4% (2019) para 5,8% (2020).
 
No tangente específico ao recorte da fruticultura, o estudo demonstra que em 2020 o setor, na Bahia, atingiu a sua segunda maior marca histórica no tangente ao valor de produção, somando R$ 3,5 bilhões, o que representa acréscimo de 11,7% com relação a 2019.

ASCOM PMCN

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Posts relacionados

Wilker, prefeito de Casa Nova, volta a advertir contra os Vianas: Cuidado!

Redação Remanso News

Zona rural de Casa Nova registra mais um homicídio

Redação Remanso News

Polícia Civil de Casa Nova recebe nova viatura do governo do estado

Redação Remanso News

Morre delegado titular da cidade de Casa Nova

Redação Remanso News

Policia prende dois traficantes, e apreende 96 pinos de cocaína em Casa Nova

Redação Remanso News

Presidente Do TJBA Inaugura Fórum E Instala Sala Passiva E Sala De Depoimento Especial Na Comarca De Tanque Novo

Redação Remanso News

Deixe um comentário