29.7 C
Remanso, BR
29 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Casa Nova é destaque no Vale do São Francisco em políticas públicas culturais
Geral

Casa Nova é destaque no Vale do São Francisco em políticas públicas culturais

O município de Casa Nova é único município do Território de identidade do Sertão do São Francisco – composto por 10 municípios – a ter implantado o Sistema de Cultura (SMC). Quem afirma é o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo.

cota

Presente na cidade na ultima sexta-feira, 26, para participar do Iº Fórum Municipal de Cultura, Ângelo ressaltou o pioneirismo da gestão na atenção as políticas culturais. “Casa Nova se destaca por sua postura. É um dia festivo, onde as leis estão asseguradas para além de qualquer gestão. Além do Plano decenal, a cidade tem um conselho e um fundo onde a prefeitura tem obrigação de fazer o deposito de recursos para garantir as ações culturais (…). Isso não é para qualquer município. A cidade está de parabéns”, pontua.
Presente ao Fórum, Alan Alves, representante de cultura do Território do São Francisco, também parabenizou a cidade pela consolidação do SMC. “A cidade está realmente de parabéns, Um grande avanço na consolidação das políticas públicas de cultura. Um marco para toda região”, ressalta.
Na oportunidade, o prefeito Wilson Cota recebeu das mãos de Maria Helena, vice-presidente do Conselho Municipal o Selo de Gestão Cultural. De acordo com a entidade, a honraria se justifica, pois a gestão está tendo ações efetivas que possibilitam aos agentes culturais locais a implantação do SMC.
Cota agradeceu a honraria e comentou a ações do município no setor. “Estamos cumprindo a nossa parte e vamos fazer mais. Fico muito agraciado, mas tenho a certeza que não podemos parar. E não vamos”. O prefeito agradeceu ao secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Mazola, e ao coordenador de Cultura, Luciano Correia pelo excelente trabalho desenvolvido.
Participaram do fórum representantes da sociedade civil organizada, de grupos culturais locais, da Polícia Militar e vereadores. O encontro ainda teve a apresentação do repentista Waldir Lemos .
Entre outras disposições, o SMC estabelece o papel do Poder Público Municipal na gestão da cultura, assegura os direitos culturais aos cidadãos e fundamenta as políticas públicas, programas, projetos e ações no campo da cultura. O sistema abrangerá todos os segmentos culturais.
Ascom

Posts relacionados

Prefeitura de Casa Nova convoca servidores para recadastramento

Redação Remanso News

Remanso: Juventude declara em encontro apoio ao candidato a prefeito Zé Filho

Redação Remanso News

Ladrão confessa que matou marinheiro para roubar celular e manda recado: “não se reage a assalto”

Redação Remanso News

Aprovada redução da vazão do Rio São Francisco

Redação Remanso News

Justiça afasta pais de menino deixado na cela de estuprador

Redação Remanso News

São Raimundo Nonato-Piaui : Temporal alaga ruas, água invade comércios e arrasta veículos

Redação Remanso News

Deixe um comentário