31.5 C
Remanso, BR
30 de abril de 2024
Remanso News
Notícias

Dia da Saúde Ocular

No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular. Sendo um dos sentidos mais importantes, a visão requer alguns cuidados e, antes de qualquer coisa, a prevenção é fundamental. Tomando-se os devidos cuidados, as principais doenças da visão podem ser evitadas.
A visão é um dos principais sentidos do Homem e cuidar dela deve ser um hábito incentivado desde cedo, doenças como hipermetropia, miopia, estrabismo e retinopatia da prematuridade podem ser diagnosticadas desde o nascimento.

Os nossos olhos são responsáveis por cerca de 80% das informações que recebemos. Por isso, além de visitas regulares ao médico oftalmologista para avaliação da acuidade visual e detecção precoce de qualquer outra alteração, eles merecem atenção e cuidados especiais. Dicas para você prevenir deficiências visuais.
Confira:
– Faça um exame Oftalmológico Completo
A única forma de detectar algumas doenças oculares como Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular relacionada à idade em estágio inicial é realizando exames completos. O oftalmologista é a única pessoa que pode determinar se seus olhos estão saudáveis e se você está enxergando bem. Lembre-se prevenção custa menos que tratamento.

– Conheça o Histórico de Saúde Ocular da sua Família
Fale com seus parentes a respeito do histórico de saúde ocular da família. É importante saber se alguém foi diagnosticado com alguma patologia, já que muitas delas são hereditárias. Isso vai ajudar a determinar se você tem o risco de desenvolver alguma doença ocular mais séria, que exija cuidado permanente.

– Use Óculos de Sol com proteção UVA e UVB
Os óculos escuros desempenham a importante tarefa de proteger os olhos dos raios ultravioletas. Quando for comprar seus óculos de sol, escolha aqueles que sejam capazes de bloquear de 99 a 100% dos raios UVA e UVB.

– Dê um Descanso aos Seus Olhos
Se você passa muito tempo no computador ou concentrando o olhar em algum ponto fixo, às vezes você esquece de piscar e seus olho podem ficar cansados. Tente descansar a vista a cada 20 minutos, olhando para longe por pelo menos 1 minuto. Isso pode ajudar a reduzir a fadiga ocular, causa de muitas dores de cabeça, irritabilidade, redução da capacidade visual, etc.

– Mantenha seus Olhos Lubrificados
Regularmente use colírios lubrificantes para evitar as irritações que podem se tornar um foco adequado para a proliferação de agentes causadores de patologias mais sérias, além de permitir mais clareza na qualidade do foco visual.

– Lave suas Mãos e Higienize suas Lentes de Contato Adequadamente
Para evitar o risco de infecções, lave sempre suas mãos, principalmente antes de colocar e retirar as lentes de contato. Certifique-se de desinfetar as lentes de contato conforme as instruções e substituí-las de acordo com o prazo de validade. Lembre-se que infecções virais nos olhos por falta de higiene, podem comprometer sua córnea de forma irreversível.
Controlar a pressão arterial e o diabetes, também, são medidas importantes para evitar doenças como retinopatias, catarata e glaucoma. Muitos problemas oculares graves podem ser tratados se diagnosticados cedo. Faça anualmente o exame oftalmológico e mantenha a saúde ocular em dia.

Posts relacionados

Mosca da Fruta: Produtores se unem contra praga no Vale do São Francisco

Redação Remanso News

Bancos só voltam a funcionar na quarta feira (09)

Redação Remanso News

Lula diz que, se eleito, fará referendo para revogar medidas de Temer

Redação Remanso News

Convenção do PSL homologa nome de Paixão do Piri (prefeito) e Rozalvo almeida (vice-prefeito)

Redação Remanso News

Notícias da Cidade – Remansenses fazem campanha pedindo ajuda para menina que luta contra tumor na cabeça

Redação Remanso News

Força-tarefa interdita revendas de combustiveis e GLP em Remanso e mais 6 muniçipios no vale do são francisco

Redação Remanso News

Deixe um comentário