24.7 C
Remanso, BR
3 de maio de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Em consulta pública do Senado,90% pedem por antecipação de eleições
Destaque

Em consulta pública do Senado,90% pedem por antecipação de eleições

A opinião dos cidadãos pode servir como uma pressão popular; veja os detalhes!

th (2)

A destituição de Dilma Rousseff da Presidência da República na última quarta-feira (31) deu fôlego à proposta de eleições diretas em diversos movimentossociais e em uma consulta pública do Senado Federal, a partir da PEC 20/2016 (Proposta de Emenda à Constituição). Pelos votos apurados neste domingo (4), 90% dos participantes eram favoráveis a novas eleições presidenciais antes de 2018 (127.433 votos favoráveis e 11.669 contrários à antecipação de eleições).

Pela PEC, de autoria do senador Walter Pinheiro (sem partido-BA), atualmenteafastado da função para assumir o cargo de secretário de Educação do governo da Bahia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será o responsável pela convocação e regulamentação do plebiscito, ao qual o eleitor deverá responder “sim” ou “não” para a seguinte pergunta: Devem ser realizadas, de imediato, novas eleições para os cargos de presidente e vice-presidente da República?

fimnvb-300x250e

De acordo com a PEC, se o número de votos em favor da realização de novas eleições imediatas for igual ou superior à maioria dos votos válidos, o TSE convocará o novo sufrágio para 30 dias após a proclamação do resultado do plebiscito. Pelo texto, o mandato dos eleitos finaliza em 31 de dezembro de 2018.

A iniciativa do plebiscito segue a mesma linha de proposições elaboradas por um grupode senadores que, recentemente, apresentou outra proposta, a PEC 20/2016, que prevê novas eleições presidenciais em outubro deste ano. Em consulta no portal do Senado, mais de 80% manifestaram apoio à proposta – 55 mil pessoas já participaram da consulta: 46.552 favoráveis e 9.216 contrários.

jornali

“A consulta no portal funciona como uma espécie de escuta. Pode servir para o Senado se sintonizar com a vontade da população de mudar os rumos da administração. A opinião dos cidadãos pode servir como uma pressão popular, já que muitos senadores disseram que iam esperar a opinião das pessoas para se posicionar”, disse Walter Pinheiro.

CLIQUE AQUI PARA VOTAR

Posts relacionados

Brasil registra 4.507 casos confirmados de sarampo

Redação Remanso News

Senadores que revelaram voto podem ser punidos e perder o mandato; veja quem são

Redação Remanso News

Seleção Remansense vence seleção de Pilão Arcado pela 2ª rodada da Copa Velho Chico de Futebol Sub-21

Redação Remanso News

STF se prepara para risco de ataques ao prédio e ‘todos os cenários possíveis’

Redação Remanso News

Rui anuncia parceria com prefeituras na área da saúde

Redação Remanso News

Remansonews.com deseja a todos um feliz Natal

Redação Remanso News

Deixe um comentário