32.3 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Banco não pode cobrar taxa de devolução de cheque sem fundos
Brasil Destaque

Banco não pode cobrar taxa de devolução de cheque sem fundos

th (54)

A cobrança de tarifa por devolução de cheque é ilegal e não pode ser justificada a pretexto de “descumprimento contratual”. Por essa razão, a 3ª Vara Federal do Rio de Janeiro condenou o Itaú-Unibanco a restituir em dobro os consumidores pelos valores que foram obrigados a pagar. A tarifa foi cobrada de correntistas do banco que tiveram cheques devolvidos por falta de fundos no período de 30 de abril de 2008 a 21 de maio de 2009. A decisão vale para todo o Brasil.

A decisão foi proferida em uma Ação Civil Pública movida pela Procuradoria Regional da República no RJ. O órgão  identificou que o banco descumpriu uma norma do Conselho Monetário Nacional que veda às instituições financeiras de cobrar  tarifa nos casos de devolução de cheques. O Itaú, porém, cobrou a tarifa sob a alegação de que se tratava de multa por descumprimento contratual.

Ainda segundo a ação movida pela procuradoria da República, os valores foram cobrados ilegalmente devem ser devolvidos em dobro, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor, com a devida correção monetária, assim como com os juros compensatórios de 0,5% ao mês desde a data de cada pagamento indevido, acrescidos de juros moratórios de 1% ao mês a partir de agosto de 2011.

Segundo a sentença, o Itaú-Unibanco deve ainda pagar indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 20 milhões devido à cobrança ilegal da tarifa, que rendeu ao banco mais de R$ 64 milhões. Na avaliação da Justiça Federal, a instituição financeira teria agido de má-fé ao “tentar, de forma simulada, cobrar as tarifas bancárias em forma de ‘multa contratual’, agravada pelo fato de reconhecer, em seu sítio na internet, que tais valores seriam tarifa, para ‘remunerar o banco pelos procedimentos operacionais’”. Com informações da assessoria de imprensa do MPF-RJ.

Ação popular

Posts relacionados

Americanas negam falência e afirmam que vão seguir funcionando ‘normalmente’

Redação Remanso News

Prefeito de Campo Alegre de Lourdes anuncia concurso público com cerca de 200 vagas

Redação Remanso News

Processo contra Isaac Carvalho tem movimentação no STJ. Defesa diz que trabalha para reverter decisão na justiça comum

Redação Remanso News

Seleção de Remanso elimina seleção de Conçeição do Coité e está entre as oito melhores seleções da Bahia

Redação Remanso News

Mudança na fórmula da aposentadoria

Redação Remanso News

“O presidente poderia falar menos e fazer mais pelo Brasil”

Redação Remanso News

Deixe um comentário