28.6 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Sistema distrital misto já valerá para grandes cidades a partir de 2020
Notícias

Sistema distrital misto já valerá para grandes cidades a partir de 2020

O substitutivo do deputado Vicente Candido (PT-SP) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03 antecipa para 2020 a adoção do sistema eleitoral misto, mas apenas para as eleições nas cidades onde haverá segundo turno, ou seja, aquelas com mais de 200 mil habitantes, o que dá um total de 92 localidades.

“Estou propondo um modelo alternativo para 2018, que é longe do ideal; mas contando que a gente chega no modelo próximo do ideal a partir de 2020″, disse Candido.

Pelo sistema misto, metade dos eleitos virá da lista fechada; e a outra metade, do sistema distrital, que é majoritário (vence o candidato que levar o maior número de votos no distrito).

Para o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), autor da PEC 77 e relator de proposta da reforma política de 2015, o Congresso já amadureceu a discussão sobre a reforma política. “Acho que [o debate] está devidamente amadurecido. Acho que nós devemos parar de conversar, de discutir e votar.”

Sistema eleitoral
A partir das eleições gerais de 2022, o sistema distrital misto, modelo adotado na Alemanha, será a regra eleitoral para as eleições proporcionais, de deputados e vereadores. Apenas as cidades com menos de 200 mil habitantes adotarão o sistema de lista preordenada somente para eleição de vereadores.

Para as eleições de 2018, Candido resolveu manter o sistema proporcional atual ao invés de a lista preordenada pelos partidos, como tinha sugerido antes. Pelo modelo atual, são eleitos os que obtiverem mais votos dentro de uma combinação de votos próprios e da coligação ou da legenda.

Pela proposta, os distritos serão os mesmos tanto para deputados federais quanto estaduais. O texto também define a quantidade de deputados estaduais por distrito:
– três, em estados com até 12 deputados federais;
– dois, em estados com mais de 12 e até 24 deputados federais; e
– um, para estados com mais de 24 deputados estaduais.

Fonte: Agência Câmara

Posts relacionados

Remanso: Secretaria de Saúde inicia vacina contra raiva a partir desta segunda-feira (16) na zona rural do município

Redação Remanso News

MEC reconhece mais 335 cursos de ensino superior

Redação Remanso News

Utilização de bafômetros é tema de debate na Comissão da Câmara

Redação Remanso News

Operação prende dois traficantes de drogas em Remanso.

Redação Remanso News

Após ser internada com dores abdominais, Marina Silva recebe alta

Redação Remanso News

Alunos de escolas municipais voltam às aulas nesta quinta-Feira (02) em Remanso

Redação Remanso News

Deixe um comentário