30.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
Campo Alegre de Lurdes

Campo A. de Lourdes: Quem financia as campanhas políticas no município?

O Município baiano tem uma das campanhas mais caras do interior do nordeste

Localizado no interior da Bahia, divisa com o Piauí, bem no centro do mapa do nordeste, o município de Campo Alegre de Lourdes movimenta recursos financeiros, nas eleições municipais, de valores que chegam à casa de milhões de reais.

Políticos que se candidatam ao cargo de prefeito e de vereadores se endividam nas campanhas na “corrida pelo ouro”. No final, compram seus cargos eletivos e comprometem a administração pública.

Quem são os financiadores?

Alguns empresários de Campo Alegre de Lourdes ajudam seus preferidos, mas também existem certos empresários campoalegrenses que residem na cidade de São Paulo, mais especificamente no Bairro do Brás, que fazem suas apostas em alguns candidatos.

No atual cenário, por exemplo, muitos políticos ainda não conseguiram sanar suas dívidas de campanha. Talvez, esse seja um dos motivos de acordos que são firmados nos palácios da esfera pública.

Mas diante de tudo isso, de quem é a culpa?
Como fiscalizar e como combater o crime eleitoral?

A maioria do eleitorado campoalegrense acostumou à espera do período eleitoral para fazer a chamada barganha política. Muitas vezes vende o seu voto em troca de alguma ajuda financeira ou possível benefício na administração local.

O candidato experiente e ciente dessas barganhas, usa desse método para exercer a politicalha, ou seja, comprar literalmente o voto de cada cidadão.

A consequência de tudo isso são promessas não cumpridas, e uma administração camuflada.

Se, determinado candidato conseguir ou conseguiu se eleger usando esse método, como ele irá recuperar o dinheiro gasto na campanha e quitar sua dívida com os credores?

A resposta está no procedimento licitatório de cada contrato firmado entre a administração pública e a empresa privada. Muitas dessas empresas só existem no papel, e outras contém os chamados “laranjas”. Mas há ainda determinada empresa legalmente constituída que faz de conta que executou determinado serviço.

Tudo isso acontece aos olhos da sociedade e diante da justiça brasileira.

Para combater essa prática corriqueira é preciso muito mais de uma conscientização política. É preciso de atitude do cidadão comum, é preciso provocar o poder judiciário e denunciar qualquer situação suspeita.

Mas será isso possível?

Qual cidadão denunciará?

Até quando o município de Campo Alegre de Lourdes será vítima da prática de compra de votos?.

Por: Blog Josué Mariano

Posts relacionados

Serviços de roçagem podem custar R$ 650 mil em Campo A. de Lourdes

Redação Remanso News

Campo Alegre de Lourdes: Jovem é preso suspeito de homicídio e posse ilegal de arma de fogo

Redação Remanso News

Prefeito consegue mais um carro pipa para Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Rui Costa autoriza Convênios para limpeza, ampliação e requalificação de aguadas para os Municípios de Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Pilão Arcado, Sento Sé e outros municípios que fazem parte do Constesf

Redação Remanso News

Laudo concluí que viúva do médico, de Campo A. de Lourdes, não agiu só na morte e ocultação do corpo

Redação Remanso News

Prefeito de Campo Alegre de Lourdes Anuncia Gusttavo Lima como Atração Principal dos Festejos Municipais de 2024

Redação Remanso News

Deixe um comentário