28.6 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Fluxo de água na nascente do Rio São Francisco aumenta após chuvas no Centro-Oeste de Minas
Notícias

Fluxo de água na nascente do Rio São Francisco aumenta após chuvas no Centro-Oeste de Minas

O volume de água da nascente do Rio São Francisco, que fica dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, tem apresentado um aumento. Segundo a coordenação do local, o fluxo chamou atenção e o motivo é a chuva na região há alguns dias.

A consequência disso foi registrada pela Agência Nacional de Águas (ANA) em Abaeté, onde o rio apresentou um índice recorde no nível da água neste período, se comparado a anos anteriores. O monitoramento é feito na estação Porto das Andorinhas.

A situação é contrária à mostrada pelo G1 em 2014, quando funcionários do parque registraram uma seca na nascente devido à estiagem na região.

Segundo o chefe do parque, Fernando Augusto Tambelini, a cheia provocou episódios que chamaram a atenção. “Nesses primeiros dias do ano, tivemos registros em que a água da nascente subiu até atingir a estrada e passou por cima de uma das pontes, um volume muito significativo” disse.

Conforme dados registrados pela estação em Abaeté, na região, o Rio São Francisco está com um volume de 3,56 metros- são 16 centímetros acima da média para o período, que é de 3,40m.

Os números chamaram ainda mais atenção no ano passado. No dia 30 de novembro de 2018, o nível foi ainda maior: chegou a 4,41m e foi considerado o maior já registrado para esse período do ano desde a implantação da estação, há 62 anos. Em outras épocas do ano, o maior nível já registrado foi em 10 de fevereiro de 1992, quando o rio chegou a 8,97m.

A nascente é a principal de toda a extensão do rio, que tem 2.700 km. O São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro, e sua bacia hidrográfica abrange 504 municípios de sete unidades da federação – Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Ele nasce na Serra da Canastra, em Minas, e desemboca no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe.

(CBHSF)

Posts relacionados

Remanso: A Família ZF não para de crescer e o Pré-candidato Zé Filho (PSD-55) recebe apoio também dos Vaqueiros

Redação Remanso News

Notícias da Cidade – Em Salvador prefeito de Remanso cobra recuperação e reforma da estrada que liga Remanso-Ba á Dirceu Arco Verde-Pi

Redação Remanso News

Notícias da cidade: Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, Uauá e Curaçá, deixarão de receber recursos da saúde por descredenciamento

Redação Remanso News

MPF denuncia quadrilha por desvio de recursos em V.Branca, Coronel, SRN, Fartura, Caracol, S.Lourenço e Dirceu

Redação Remanso News

Eduardo Cunha nega “pauta bomba” na Câmara dos Deputados

Redação Remanso News

Deputado estadual Zó sugere criação do ‘Pacto pela água’

Redação Remanso News

Deixe um comentário