29.5 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Rui toma secretaria e rompe com PDT, que fica com Neto
Destaque Política

Rui toma secretaria e rompe com PDT, que fica com Neto

340x650_rui-costa_1486228

O PDT está fora do governo Rui Costa e já perdeu a Secretaria de Agricultura, que era comandada por Fernanda Mendonça. A decisão foi tomada na manhã de quarta-feira, 21, pelo governador Rui Costa e coube ao secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, informar ao presidente estadual do PDT, o deputado federal Félix Mendonça Júnior.

A decisão de Rui é resposta à carta divulgada, na terça, pelo PDT na qual a  sigla diz que ficaria na administração estadual e com o prefeito ACM Neto (DEM), onde Andrea Mendonça, irmã de Félix, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento.

“Fizemos uma reunião e, diante das circunstâncias que se apresentaram, encerramos as relações com Félix Mendonça Júnior. Mas informei aos deputados estaduais da intenção de tê-los na base”, disse Gomes.

Rui Costa impôs como condição para a permanência do PDT no governo a saída dos pedetistas da administração Neto, na capital.

Josias Gomes disse que Nestor Duarte (Administração Penitenciária) permanece. O novo nome para a Agricultura deve ser indicado pelos cinco deputados estaduais do PDT que permaneceram na base de Rui.

jósias Gomes disse ainda que os deputados estaduais definirão o futuro de Alexandre Brust, indicado pelo PDT para a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM).

O secretário das Relações Institucionais afirmou que Rui Costa quer, diferentemente do ex-governador Jaques Wagner, alianças com quem tenha “um lado só”.

Perda

Félix Júnior admitiu que o PDT saiu enfraquecido do processo. “É claro que o PDT perdeu, porque está fora da base de um governo que ajudou eleger. Mas se não nos querem, o que vou fazer?”, indagou o dirigente.

O parlamentar disse que não “está jogando dos dois lados” nem tem “dois servos”, como afirmam os que discordam da presença do PDT no governo do estado e na prefeitura.

Lembrando que 2016 está distante, informou que o posicionamento da direção do partido não foi desleal ao governo. “Nosso acordo foi ajudar a eleger este governo e não foi colocado nada sobre exclusividade (a projetos políticos)”.

Para Félix Jr., o partido entende que o Estado é uma coisa e o município outra.

Bancada de deputados mantém apoio ao governador

Na reunião que teve com a bancada de deputados trabalhistas, no final da manhã de quarta, o governador Rui Costa (PT) não escondeu a irritação com o posicionamento “dúbio” do PDT .

“Estou cansado da celeuma criada pelo PDT, de não definir a sua posição (política)”, desabafou Rui, para em seguida comunicar aos parlamentares que dava por encerradas as tratativas do seu governo com o PDT.

Rui disse aos cinco deputados estaduais presentes –  Roberto Carlos, Marcelo Nilo,  Euclides Fernandes, Vitor Bonfim e Paulo Câmera –, que, apesar de romper com o PDT, gostaria de manter a relação e contar com o apoio da bancada na Assembleia Legislativa.

“Nós (deputados) externamos ao governador que vamos continuar  na base aliada, porque trabalhamos para construir um governo democrático”, afirmou o deputado estadual Roberto Carlos, que é vice-presidente do PDT na Bahia.

Indagado como ficará a bancada, já que, segundo Félix Jr., deverá se manter independente em relação ao governo, o deputado disse que aguardará a decisão oficial das executivas nacional e estadual do partido.

 

Posts relacionados

Municípios que não prestarem conta do Fundeb podem ter recursos bloqueados

Redação Remanso News

‘Vamos tentar chegar a um texto palatável’, diz relator do voto impresso

Redação Remanso News

Covid-19: Prefeitura de Remanso determina fechamento do Cais para evitar aglomerações

Redação Remanso News

TSE libera candidatura de fichas sujas para eleições municipais

Redação Remanso News

Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Remanso Realiza vistorias dos laudos do Garantia– Safra 2015

Redação Remanso News

Condutores de ‘cinquentinhas’ reclamam de falta de cursos

Redação Remanso News

Deixe um comentário