16 de maio de 2021
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • PSDB consegue assinaturas suficientes para criar CPI do setor elétrico
Destaque Política

PSDB consegue assinaturas suficientes para criar CPI do setor elétrico

foto idroeletrica

Segundo deputado tucano, objetivo é apurar “causas, consequências e responsáveis pela desestruturação do setor”

O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), apresentou, nesta quinta-feira (5), o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o setor elétrico. Foram obtidas 172 assinaturas de apoio – o número mínimo é 171.

Sampaio afirma ter o objetivo de apurar “as causas, as consequências e os responsáveis pela atual desestruturação do setor elétrico, resultante das alterações no marco regulatório a partir de 2004 e agravada a partir de 2012”.

“A desestruturação se configura pela falência da Eletrobras, pela descapitalização e incapacidade de investimento e manutenção das instalações das concessionárias que aderiram às mudanças impostas pela presidente da República em 2012, pela necessidade de o Tesouro Nacional subsidiar de forma sistemática essas empresas e pelo aumento exponencial nas contas de luz aos consumidores”, disse Sampaio.

Cinco CPIs
Este é o oitavo pedido de CPI feito à Câmara, mas o Regimento Interno só permite o funcionamento simultâneo de até cinco comissões parlamentares de inquérito, definidas pela ordem de apresentação do requerimento. Para que uma sexta comissão seja instalada, é necessário o encerramento de outra ou a aprovação de um projeto de resolução pelo Plenário.

As cinco primeiras CPIs solicitadas foram para investigar a Petrobras; as pesquisas eleitorais; irregularidades nos planos de saúde; as causas da violência no Brasil; e as causas e os custos sociais e econômicos da violência contra jovens negros e pobres.

Além dessas, foram apresentados pedidos de criação de CPIs sobre a máfia das órteses e próteses e sobre o sistema carcerário.

DO IG

Posts relacionados

A Controladoria Geral da União (CGU) chegou de surpresa ontem terça-feira (06) ao município de Pilão Arcado

Redação Remanso News

1ª Conferência Municipal da Juventude será realizada em Remanso

Redação Remanso News

Remanso, Pilão Arcado, Campo A. de Lourdes, Sento Sé, Casa Nova, Juazeiro e mais 140 cidades tem alerta máximo de chuvas e requer atenção diz Inema

Redação Remanso News

Prefeito Zé Filho assina em Brasília projeto de internet gratuita para o município de Remanso

Redação Remanso News

Site afirma que delação de Cláudio Melo pode levar Wagner a ser preso

Redação Remanso News

Estudantes podem se increver no Sisu a partir desta terça-feira

Redação Remanso News

Deixe um comentário