25.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Fiocruz desmente ter comprovado que zika cause a microcefalia
Brasil

Fiocruz desmente ter comprovado que zika cause a microcefalia

8374a0d7d27ae0885d72bbf0a38759b8

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) informou em nota que, até o momento, não há qualquer comprovação científica que ligue ocorrências de problemas neurológicos em crianças e idosos ao vírus zika. A nota foi divulgada nas redes sociais para desmentir mensagens que circulam em grupos de WhatsApp. Segundo esses textos, pesquisadores da Fiocruz descobriram que o zika provoca danos neurológicos a crianças menores de sete anos, como casos de microcefalia, e a idosos.
“Por tratar-se de uma doença recente e que ainda não foi suficientemente estudada pelos pesquisadores, irão surgir muitas dúvidas e perguntas, bem como boatos e informações desencontradas, especialmente nas mídias sociais. É importante, num momento como este, que a população busque informações de fontes seguras e confiáveis”, diz a nota, divulgada na noite de ontem (8).
De acordo com a Fiocruz, a informação de que o vírus zika provoca danos a esses dois públicos “não tem fundamentação científica”. A fundação esclarece, no entanto, que o zika pode provocar, em pequeno percentual, complicações clínicas e neurológicas em qualquer paciente, independente da idade, assim como outros vírus, como varicela, enterovírus e herpes.
Vetor é o Aedes Aegypti
Além disso, as mensagens virtuais informam que há outros mosquitos, além do Aedes aegypti, que estariam transmitindo o zika no Brasil. A Fiocruz também desmente a informação, explicando que, até o momento, não existem estudos científicos que atestem a existência desses outros vetores.
A Fiocruz destaca no texto que trabalha em parceria com o Ministério da Saúde na investigação da doença e que prima pela transparência e seriedade das informações para a sociedade.

Agência Brasil

Posts relacionados

Revolução sem povo: Conheça a história da Proclamação da República

Redação Remanso News

Parte do lucro do FGTS obtido em 2016 será depositado até 31 de agosto deste ano

Redação Remanso News

Ministro do Turismo defende que governo legalize cassinos e bingos

Redação Remanso News

Ocupação de UTIs para covid-19 fica abaixo de 60% em todo país

Redação Remanso News

Aneel prorroga até 31 de julho suspensão de cortes de luz por inadimplência

Redação Remanso News

Bolsonaro demite Mandetta e Nelson Teich é escolhido como novo ministro da Saúde

Redação Remanso News

Deixe um comentário