28.6 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Governo promove visita técnica á segunda estação de Bombiamento do eixo leste do projeto São Francisco
Destaque

Governo promove visita técnica á segunda estação de Bombiamento do eixo leste do projeto São Francisco

Transposicao(1)

O Governo Federal promoverá nesta segunda-feira (21/12), em Floresta (PE), visita técnica à segunda Estação de Bombeamento (EBV-2) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, direcionada aos jornalistas interessados em conhecer a obra. Durante o evento, as equipes de reportagem conhecerão de perto o ciclo de funcionamento da EB e seus componentes. As equipes poderão realizar imagens em todos os pontos, com o acompanhamento de um técnico do Ministério da Integração Nacional (MI).

O Governo Federal entregará a EBV-2 na terça-feira (22/12), com o acionamento de uma motobomba. As estações de bombeamento são responsáveis por impulsionar a água de um terreno mais baixo para outro mais alto. Com o funcionamento da estrutura, a água do Rio São Francisco avançará até o reservatório Mandantes, o terceiro do Eixo Leste, percorrendo 32,4 quilômetros.

Projeto São Francisco

A integração do Rio São Francisco vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de nordestinos em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A obra atingiu 81,8% de execução física. O projeto é composto por 477 quilômetros de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217.

Roteiro da Visita

Visita técnica à segunda Estação de Bombeamento (EBV-2) do Eixo Leste do Projeto Rio São Francisco.

Data: segunda-feira (21/12), às 14 horas

14h00 – Encontro com a imprensa no canteiro de obras das Metas 1L e 2L, localizado em Floresta (PE), na BR 316, km 342,3 – entre Floresta e Petrolândia, em Pernambuco.

Será disponibilizado veículo para imprensa realizar a visita na segunda Estação de Bombeamento do Eixo Leste (EBV – 2), do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

14h30 – Deslocamento do canteiro de obras até a Estação de Bombeamento (EBV – 2),

15h00 – Visita à segunda Estação de Bombeamento do Eixo Leste (EBV-2) do PISF.

Durante a visita, será explicado o ciclo de funcionamento da EBV -2, desde a captação de água no Rio São Francisco, pelo canal de aproximação, até o momento que antecede o acionamento da bomba da EBV-2. A visita será concentrada nos seguintes pontos: áreas externas e internas da EB, e o canal forebay, localizado após a estação. As equipes poderão realizar imagens em todos os pontos.

15h05 – O grupo conhecerá a parte externa da estação, onde será mostrado o pórtico rolante da EB e a interligação do canal forebay à estação.

15h20 – Os visitantes serão direcionados até a parte interna do prédio para verificarem os vários equipamentos que compõem a EB, tais como: bomba, motor, válvula, ponte rolante, painéis e sala de controle.

As bombas instaladas na EBV-2 possuem capacidade de elevar a água a 43,1 metros, altura que pode ser comparada a um prédio de 14 andares. Os conjuntos (bombas) têm vazão de 14m³/segundo, com potência de 7,4 megawatts. Cada equipamento pesa aproximadamente 85 toneladas, o equivalente a 85 veículos populares.

15h45 – As equipes serão levadas até o forebay de jusante, canal que funciona como um reservatório de pequeno porte e é responsável por receber água do São Francisco após o bombeamento.

16h00 – Término da visita.

Fonte: MI Imagem Ilustrativa da Internet

Posts relacionados

Governo Lula tem 42,7% de aprovação, diz pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Trabalho

Redação Remanso News

Dilma recebeu Fernando Collor em conversa reservada no Alvorada

Redação Remanso News

Trabalhadores da Codevasf paralisam os serviços em vários estados nesta terça-feira (21)

Redação Remanso News

Servidores das Prefeituras de Remanso , Sento Sé , Pilão Arcado e outros municipios doTerritório do São Francisco são capacitados em curso promovido pelo Constesf

Redação Remanso News

Ligações de telefone fixo para celulares vão ficar mais baratas

Redação Remanso News

Rio São Francisco: Integração poderá usar fontes de energias renováveis

Redação Remanso News

Deixe um comentário