25.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Ministério da Educação e Cultura extingue secretaria e fará cortes
Brasil

Ministério da Educação e Cultura extingue secretaria e fará cortes

mec-300x187

O corte de custos e servidores no governo federal já teve reflexo no Ministério da Educação (MEC). A pasta decidiu extinguir a secretaria responsável por articular com Estados e municípios a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo informações do órgão, haverá corte de pessoal em todas as áreas e órgãos ligados ao MEC. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que cuida do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), perderá sete cargos.

O MEC confirmou o fim da Secretaria de Articulação com
os Sistemas de Ensino (Sase). Suas atividades, diz a pasta, “serão mantidas dentro de uma estrutura que está sendo discutida”. Outras atribuições eram viabilizar o Sistema Nacional de Educação e o Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi), dispositivo que fixa o investimento necessário por estudante.

A pasta não informou quantos servidores serão atingidos nem se haverá mais mudanças. O MEC negou as especulações sobre o fim de outra secretaria – a de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).

O Inep afirmou que participa do esforço “de ajuste das contas públicas”. Segundo o órgão, a reestruturação, iniciada ontem, preservará todas as suas atribuições institucionais.

Dos R$ 11,2 bilhões bloqueados pela presidente Dilma Rousseff (PT) em decreto ontem, R$ 189,4 milhões serão de orçamento do MEC. A pasta, porém, disse não ter definido cortes. Informou que atua, ao lado do governo, para que a mudança da meta fiscal de 2015 seja aprovada no Congresso, o que vai “reverter o contingenciamento”

Dierto de Brasilia

Posts relacionados

Três perguntas para entender a ‘intervenção militar’ de Temer contra os caminhoneiros

Redação Remanso News

Governo convoca 13 mil beneficiários do Bolsa Família por doação eleitoral

Redação Remanso News

Cai percentual de estudantes que querem ser professores, diz OCDE

Redação Remanso News

Veja aqui as novas regras no tempo da propaganda política nas eleições

Redação Remanso News

Juíz Sérgio Moro e advogados de Lula discutem durante depoimento de Delcídio

Redação Remanso News

Brasil teve 240 mortes em 773 acidentes com redes elétricas em 2016

Redação Remanso News

Deixe um comentário