24.7 C
Remanso, BR
6 de dezembro de 2023
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • População se revolta e Poe fogo na casa de prefeito
Destaque

População se revolta e Poe fogo na casa de prefeito

002

Cem policiais militares foram enviados ao município de Coari, no Amazonas, na manhã da quinta-feira (21) para assegurar a proteção do patrimônio público e de parte da população. O município está em situação de alerta, após a casa do prefeito Igson Monteiro e do irmão dele, o vereador Iliseu Monteiro (PMDB), terem sido atacadas por mais de três mil pessoas.
A casa do prefeito, que está no cargo interinamente, foi incendiada pelo grupo. A maioria dos revoltados é prestador de serviços e servidores municipais que alegam estar sem receber desde outubro do ano passado. Igson é o vice de Adail Pinheiro (PRP), que teve o mandato cassado pela Justiça no final de 2014.
Igson não está no município e, por meio da assessoria, disse que não comentaria a situação.
Segundo o site O Povo News, a casa do irmão do vice-prefeito também foi depredada. Os manifestantes arremessaram eletrodomésticos na rua, como fogão e geladeira, e atearam fogo. O carro do vereador que estava em frente à residência também foi depredado.
A falta de pagamento dos servidores e prestadores está causando problemas na economia do município e atingindo famílias. Comerciantes e mototaxistas alegam que os serviços estão sendo prejudicados, como o transporte. A categoria tem apoiado as manifestações, que resultaram em ações de vandalismo.

 

001

A fúria da população também atingiu órgãos públicos do município, como a Câmara Municipal de Coari. Os manifestantes tentaram invadir a sede do poder legislativo municipal em protesto contra os vereadores da situação. Portas e janelas foram quebradas.
A Polícia Militar que atua no município reforçou a segurança na Câmara Municipal e na Prefeitura de Coari, mas o efetivo não é suficiente para conter a onda de quebra-quebra e roubos que ocorrem no município. Segundo moradores, ladrões estão aproveitando a situação para saquear lojas e residências. Alguns moradores tiveram as casas saqueadas.
Por três vezes, em 2014, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) pediu na Justiça a intervenção no município de Coari. Todas as vezes, o pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas.

003

Adail Pinheiro (PRP) foi cassado pela Justiça após ser condenado por chefiar uma rede de favorecimento à prostituição.
Adail também foi condenado pelo TJ-AM na última terça-feira por descumprimento de ordem judicial. A pena é de um ano e dois meses em regime aberto, com pagamento da pena em serviços comunitários. Adail deixou de repassar o valor de R$ 4,8 milhões da prefeitura para a Câmara Municipal de Coari, em 2008.
O Tribunal Superior Eleitoral decidiu cassar o mandado do prefeito afastado, Adail Pinheiro, e do vice Igson após as condenações.
O segundo colocado, Raimundo Magalhães (PRB), deve tomar posse ainda este mês.

Bocão news

Posts relacionados

TSE garante votação eletrônica nas eleições de 2016

Redação Remanso News

Zé Filho parabeniza Remanso pelos 117 anos de Emancipação política

Redação Remanso News

Alerta: umidade baixa na região do são Francisco pede cuidados neste final de semana e nos próximos dias

Redação Remanso News

Auxílio emergencial: como conferir se o CPF foi usado em uma fraude

Redação Remanso News

Estrategistas de Bolsonaro dizem que corrupção deve ser o foco de ataques a Lula

Redação Remanso News

Conta de luz de pessoas de baixa renda seguirá com bandeira verde em abril, diz Aneel

Redação Remanso News

Deixe um comentário