30.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Incra mapeia aptidão produtiva em assentamentos baianos
Destaque

Incra mapeia aptidão produtiva em assentamentos baianos

agroindustria-1

60 assentamentos rurais receberam durante o mês de Janeiro a visita dos profissionais da assessoria técnica do Incra. A equipe de força tarefa mapeou a aptidão produtiva e técnica dos assentamentos baianos visando a  implantação de 171 agroindústrias.

A iniciativa é da extensão rural prestada ao Incra por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), do governo do estado da Bahia. A primeira etapa da ação terminou na última sexta-feira (29),  mas será retomada, de 15 a 29 de fevereiro, para analisar mais áreas de reforma agrária.

As agroindústrias integram um convênio firmado entre o Incra e o governo do estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com execução da companhia.

Em três anos, o investimento do Incra será de R$ 50 milhões e do governo baiano de R$ 10 milhões. A estimativa é que as unidades atendam 16 mil agricultores familiares e assentados.

De acordo com o perito federal agrário do Incra/BA, Victor Fernandes, a iniciativa é o primeiro passo para verificar a capacidade produtiva dos assentamentos e o potencial do território em abastecer as agroindústrias. “Os profissionais também apuram as condições de eletrificação, água potável e espaço adequado para a instalação dos equipamentos”, completa Fernandes.

As análises da força-tarefa continuarão avaliando as potencialidades para a inserção das agroindústrias em até oito cadeias produtivas: do cacau, do leite, da mandioca, do mel, das frutas, de doces e compotas, de avicultura e do dendê.

A assessoria técnica do Incra desenvolverá perfis técnicos, até o final de 2016, para a implantação de 50 agroindústrias com base nas análises realizadas nos meses de janeiro e fevereiro.

Para o mês de fevereiro, o planejamento vai atender assentamentos situados nos territórios de Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Oeste, Bacia do Rio Corrente, Piemonte do Itapicuru, Velho Chico, Irecê, Sisal, Semi Árido Nordeste II e Sertão do São Francisco.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Incra Bahia

Posts relacionados

Noticias da Cidade: O grupo UNIARTE e Capoeira Garras da Fé promove roda de Conversa sobre violência e drogas em Remanso

Redação Remanso News

Ministério público pede exoneração de servidores de Remanso e Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Vergonha no TCU: PF interrogará seu presidente

Redação Remanso News

Procuradoria reitera acusação de que Lula e Delcídio obstruíram Lava Jato

Redação Remanso News

Remanso: Trecho da estrada que liga Remanso a Dirceu Arcoverde recebe imprimação

Redação Remanso News

Atleta Remansense valfredo de Maceno conquista título Piauiense no ciclismo

Redação Remanso News

Deixe um comentário