25.3 C
Remanso, BR
20 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Notícias
  • Cuide da sua saúde: antes, durante e depois da consulta médica
Notícias

Cuide da sua saúde: antes, durante e depois da consulta médica

Você está sentindo dores e há tempos procura uma brecha na agenda para marcar uma consulta. Enfim, consegue. Vai ao médico, responde às perguntas sem muita precisão; afinal, você deixou vários compromissos de lado para ir até lá. Ouve, sem dar muita atenção às recomendações do médico, sai do consultório com a prescrição de alguns medicamentos e um pedido de exame. Semanas depois, você encontra essas solicitações em meio às revistas que estavam no banco do carro…
É essa a relação que você tem com o seu médico? Ou melhor, com a sua saúde? Então cuidado, porque, ao “boicotar” um tratamento ou a realização de um exame, o maior prejudicado é você. “O paciente é co-responsável pela sua saúde. O médico faz a parte dele, que é diagnosticar e propor o tratamento, o que corresponde à metade do trabalho. Os outros 50% ficam por conta do paciente, ao aderir ao tratamento e seguir as recomendações. Seja por conta do pouco tempo da consulta ou por ter uma agenda lotada, o fato é que cada vez mais as pessoas relegam a saúde para o segundo, terceiro, último plano. São raros os casos de pacientes que vão até o médico como atitude preventiva, só para fazer um checkup e saber se tudo vai bem.
Pontos importantes na hora de marcar uma consulta:
Escolha do médico: O hábito de olhar o livro do convênio e selecionar um profissional por comodidade ou indicação é um engano. É preciso buscar informações sobre o médico: onde ele se formou, que treinamentos e especializações fez, que casos costuma tratar. O paciente precisa ter essa atitude crítica porque é a escolha da pessoa que vai tomar conta da sua saúde por uma consulta ou pela vida toda.

Antes da consulta: Não sinta vergonha de fazer uma lista com todos os sintomas que o fizeram marcar consulta. Em caso de dor, por exemplo, vale anotar qual a intensidade, há quanto tempo existe, como e se desaparece. Leve os exames realizados e, se for levar vários, separe-os em ordem cronológica para facilitar o entendimento do médico.

Durante a consulta: Cabe ao médico ser claro em sua explicação ao paciente, questionar e esclarecer todos os pontos que não tenha entendido. Acreditar que o médico fala e o paciente apenas ouve é uma atitude que já faz parte do passado. Não se pode ser passivo na consulta; afinal, é a sua saúde que está em discussão. É preciso questionar, querer saber os porquês. Na hora da consulta, muitas vezes, o paciente faz uma seleção do que quer ouvir, por medo ou angústia, uma vez que as informações tratadas naquele momento podem ter impacto até o fim de sua vida, no caso de uma doença crônica, por exemplo. Não tenha medo nem vergonha de mostrar que não entendeu algo. O mais importante é não sair com dúvidas do consultório.

Medicamentos: O primeiro passo é entender o que foi prescrito e como deve ser ingerido. Se a letra do médico for difícil de decifrar, não tenha vergonha e pergunte. Há medicamentos que devem ser tomados em horários específicos porque o efeito é melhor; outros que não podem ser ingeridos com sucos ou leite, ou ainda antes ou depois das refeições. Questione os possíveis efeitos colaterais e as principais indicações do remédio.

Pedidos de exames: Boa parte dos pacientes não realiza os exames porque sai da consulta sem entender a real necessidade de fazer o exame complementar, cabe ao médico explicar qual o objetivo dos exames, o que ele espera encontrar no resultado, quais as possibilidades levantadas com relação às queixas do paciente e o que pode ser feito de acordo com o resultado.

Adesão às recomendações: A forma como o médico conduz a consulta resultará diretamente na adesão ou no declínio do paciente quanto ao tratamento. O paciente tem que confiar em seu médico e tê-lo como parceiro. Seguir as recomendações à risca é fundamental para o sucesso do tratamento.

Fontes de Qualidade: Hoje há diversos canais de comunicação que abordam temas relacionados à saúde, sites, revistas, programas de TV e jornais. É preciso, porém, ter senso crítico na hora de absorver informações. Fuja de dietas ou procedimentos milagrosos. Os médicos perdem muito tempo nos consultórios explicando a seus pacientes que a informação lida em uma revista ou no telejornal não foi explicada da forma correta. As informações devem ser buscadas em sites de centros de pesquisas, hospitais, livros publicados por médicos e pesquisadores.

Posts relacionados

Seleção Remansense se prepara para voltar a Campo neste domingo

Redação Remanso News

TCE-BA aprova cálculos de rateio do ICMS para municípios baianos

Redação Remanso News

Notícias da Cidade – Postos de Remanso já estão sem combustíveis

Redação Remanso News

Projeto: Agentes de saúde poderão ter prioridade no Minha Casa Minha Vida

Redação Remanso News

Funcionários dos Correios começam greve nesta quarta-feira (31)

Redação Remanso News

Rio São Francisco poderá ser contaminado com lama e resíduos de desastre de Brumadinho

Redação Remanso News

Deixe um comentário